A Prefeitura de Jataizinho (Região Metropolitana de Londrina) está correndo contra o tempo para estruturar uma unidade básica, mesmo que às pressas, para os pacientes que serão atendidos pelo Hospital São Camilo até o dia 20 de junho, quando termina o prazo dado pela Justiça para que o município adeque o sistema de saúde. Alegando dificuldades financeiras e repasses abaixo do que dizem os contratos com os poderes municipal e estadual, a entidade anunciou o fechamento no dia 1º de maio, mas foi forçada a continuar com as portas abertas depois que o Ministério Público conseguiu uma liminar.

Imagem ilustrativa da imagem Cidades da região emprestam equipamentos para 'montar' posto em Jataizinho
| Foto: Pedro Marconi/Grupo Folha

De acordo com a diretora do Departamento de Saúde de Jataizinho, Verônica Sanches Gomes, o jeito foi recorrer aos secretários de cidades que compõem a área da 17ª Regional, como Londrina, Cambé e Ibiporã. "Não daria tempo para fazer uma licitação, que demora bastante e ultrapassaria o período definido pelo juiz. Começamos a pedir emprestado macas, poltronas, remédios e outros itens. Todo mundo ajudou um pouquinho", comentou.

A UBS que está passando pela adequação estrutural fica na Rua Monteiro Lobato, no centro da cidade. Hoje, ela funciona das 7h às 17h na atenção básica. O atendimento será ampliado até 19h assim que a prefeitura aderir ao programa Saúde na Hora, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e que ajuda financeiramente os municípios a estenderem os horários de postos. O mesmo local terá médicos para receber casos de urgência e emergência, que serão encaminhados para uma sala de estabilização e depois transportados para hospitais de referência, como o Cristo Rei, em Ibiporã, ou algum mais estruturado em Londrina.

"Uma pessoa que sofrer um infarto, por exemplo, e procurar o posto central vai para essa sala e depois a ambulância leva até um hospital com um suporte melhor. Não internaremos ninguém aqui, muito menos fazer cirurgias", explicou a diretora. Como a UBS atenderá situações graves em um primeiro momento, Jataizinho iniciou um processo de contratação de funcionários, como enfermeiros. Os médicos serão cedidos pelo Cismepar (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema). Os turnos serão de 24 horas.

EMPRÉSTIMO

Verônica Gomes garantiu que os materiais doados pelas secretarias da região já chegaram e são de boa qualidade. "Chegou desde esparadrapo até medicação. Os itens hospitalares serão devolvidos, assim como os móveis doados. Temos duas ambulâncias. Hoje só temos o condutor, mas colocaremos um técnico de enfermagem. Um dos veículos será bem equipado para transportar os pacientes. Os casos urgentes são levados pela viatura de suporte avançado do Samu", finalizou.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1