A 12ª Oktoberfest (Festa de Outubro) de Marechal Cândido Rondon (90 km a oeste de Cascavel) foi reiniciada ontem e será encerrada domingo. A expectativa da Comissão Central Organizadora (CCO) é de que sejam superados agora números da primeira semana, quando 30 mil pessoas estiveram no Parque de Exposições. Foram consumidos mais de 20 mil litros de chope.
O presidente da CCO, prefeito Aríston Limberger (PMDB), estimou ontem que o número de visitantes pode chegar a 80 mil pessoas nos oito dias da festa. Aríston e os membros da CCO têm procurado valorizar o aspecto cultural do evento, típico dos descendentes de alemães, maioria absoluta da população local (38 mil habitantes, segundo o último Censo). Segundo o prefeito, este aspecto deve se sobrepor ao consumo de bebidas e comidas típicas.
Ontem, houve o desfile do ‘‘bierwagen’’ (carro da cerveja), conclamando os moradores para a festa. Foi aberta uma Exposição de Orquídeas, e teve sequência o concurso de ‘‘chope em metro’’, cuja final será domingo. Amanhã, às 17 horas, haverá desfile de carros alegóricos no centro da cidade.Ademir HermannCulturaDanças típicas alemãs valorizam o aspecto cultural do evento, que termina neste finam de semanaPaulo Pegoraro

mockup