Londrina

César AugustoElevaçãoO padre Tranquillo Lorenzin: ‘Mais devoção à Nossa Senhora’Londrina vai ter o primeiro Santuário de Nossa Senhora Aparecida, do Paraná. A elevação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na vila Nova (área central), acontece no próximo domingo, às 10h30, em uma cerimônia de oficialização realizada pelo arcebispo de Londrina, Dom Albano Cavallin. A partir de agora, os fiéis da Santa padroeira do Brasil que vivem na região não precisam mais ir à Aparecida do Norte (SP) para pagar promessas.
A transformação em Santuário foi autorizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) neste ano. Há três anos a paróquia reivindica a elevação, conta Sidney Moreno, que pertence à equipe de comunicação da comunidade local. Ele lembra que, já na espera pela resolução, a igreja do bairro teve reformas - e foi construído um santuário no ano passado.
O Padre Tranquillo Lorenzin, da Igreja Nossa Senhora Aparecida, diz que é uma grande conquista para a Cidade. ‘‘Nós queremos incentivar mais e mais a devoção à Nossa Senhora’’, avisa o religioso.
Para as comemorações do Dia da Padroeira, a comunidade espera que 25 mil pessoas passem pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida - Norte do Paraná no próximo domingo. Isso significaria cinco mil pessoas a mais em comparação à festa do ano passado.
As atividades começam logo cedo. Das cinco às nove horas acontecem quatro missas no Santuário. Às 10 horas, será realizado o translado da imagem de Nossa Senhora da Catedral para a Vila Nova, em carreata. Às 10h30, Dom Albano celebra missa oficializando o Santuário. Depois, ao meio-dia, há bênção de carros e queima de fogos. Das 14 às 18 horas, mais quatro missas, sendo que a das 15 horas é dedicada aos doentes e idosos. As festividades se encerram às 19h30, com uma procissão e a coroação de Nossa Senhora.
Durante todo o dia haverá confissões e barracas com lanches e objetos religiosos. A Paróquia da Vila Nova fica na rua Grajaú, 257.

mockup