Cidadãos mirins recolhem agasalhos
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Carolina Avansini<br>Reportagem Local 
Crianças participantes do projeto Cidadão Mirim, mantido pelo 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), exerceram ontem a solidariedade arrecadando agasalhos entre a comunidade do Jardim Interlagos (Zona Leste de Londrina), onde funciona uma das turmas. Durante todo o dia, meninos de 8 a 13 anos percorreram as ruas do bairro pedindo as doações, que serão distribuídas entre as próprias famílias das crianças - carentes na maioria - e também para a população mais necessitada. Conhecidos pelos moradores, eles não encontraram dificuldades em arrecadar muitas roupas e calçados.
O sargento Vilmar Giroldo, coordenador do projeto Cidadão Mirim, explicou que são atendidos 140 meninos. Metade deles realiza atividades na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, no Interlagos. O restante tem aulas de futebol, taekwondo e cidadania na Paróquia Cristo Bom Pastor, no Conjunto Lindóia (Zona Leste). ''Eles também fazem instrução militar e fanfarra'', informou.
As atividades são em sistema de contraturno escolar, com aulas ofertadas por professores da Fundação do Esporte e PMs. As crianças também recebem lanches. As aulas de futebol e taekwondo agradam Carlos Eduardo Ribas Miranda, 10, que frequenta o Cidadão Mirim há quase três anos. ''Antes eu era ruim no futebol. Agora estou bom, principalmente no gol'', comemora. ''Também melhorei na escola.''
Segundo o sargento Giroldo, após completarem 14 anos as crianças saem do Cidadão Mirim e são encaminhadas para cursos profissionalizantes.


