CIDADANIA EM RISCO - A violência que explode na escola
O recente massacre de crianças em uma escola carioca escancarou uma realidade que preocupa: as instituições de ensino não são redutos de tranquilidade, onde as crianças estão protegidas dos conflitos sociais, do preconceito, da intolerância e da falta de noções de convivência. A ausência de valores tão básicos aumenta os casos de violência e anuncia os riscos de novas tragédias.
Para a psicóloga Solange Mezzaroba, as instituições não estão preparadas para enfrentar os problemas decorrentes do aumento de alunos e da diversidade de segmentos. Entre estes problemas podem estar a intolerância e o preconceito, que resultam no individualismo. Uma reprodução do mundo competitivo que reina além dos muros escolares.
Para a ouvidoria do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina, os problemas são agravados pela mudança de comportamento das famílias, cada vez mais permissivas com seus filhos e questionadoras em relação às tentativas de impor limites por parte das instituições de ensino. Falta disciplina nas famílias, e isto se reflete no dia a dia das escolas. Na grande maioria dos casos, a criança que causa problemas na escola tem problemas dentro de casa, observa a ouvidora Vanessa Abrão. Ela lembra também que os alunos, de maneira geral, gostam da escola, mas as aulas não são atrativas.
E repensar a metodologia não é o único desafio para professores, de acordo com a ouvidora. Estes profissionais não estariam sendo devidamente preparados para os conflitos, em sua formação. A Secretaria de Estado da Educação iniciou trabalho neste sentido, com a edição dos Cadernos Temáticos - Desafios Educacionais Contemporâneos. Além disso, em 2010 foi iniciado o projeto NRE itinerante, com capacitações focadas na violência, e foi criado na Seed um Grupo de Enfrentamento à Violência.
● É uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões
● É um hábito interno que facilita o cumprimento das obrigações; autodomínio





