Sentindo-se ignorados pelo serviço de poda de árvores da administração municipal, os ciclistas da Associação Mobilidade Ativa Londrina decidiram fazer por conta própria a retirada de galhos de árvores que, segundo eles, vinham atrapalhando a circulação nas ciclofaixas das ruas Paranaguá e Alagoas, área central da cidade. A ação foi neste domingo (18).

Ciclistas fazem poda de árvores nas ruas Paranaguá e Alagoas, iniciativa deve continuar em outras áreas da cidade
Ciclistas fazem poda de árvores nas ruas Paranaguá e Alagoas, iniciativa deve continuar em outras áreas da cidade | Foto: Associação Mobilidade Ativa/Divulgação

Um dos membros do grupo, Luiz Afonso Giglio disse que a situação aumentava o risco dos ciclistas por ‘jogá-los’ para a faixa de rolamento dos autómoveis. “A gente sempre tinha que ficar desviando. Em um dia com trânsito, tem que interromper, parar de pedalar, porque tem carros vindo”, contou.

Gigliou disse que já havia apresentado a demanda à Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), mas, conforme ele, mesmo quando o atendimento é prestado, “falta essa visão de quem está pedalando e identifica aquele obstáculo”.

De acordo com o ativista, a iniciativa deste domingo deve continuar em outros pontos da cidade, tal como na Avenida Ayrton Senna, região sul. A associação também pede o plantio de mais árvores ao lado das ciclofaixas de Londrina e a conclusão de intervenções como a ciclofaixa da Rua Paranaguá até chegar na Avenida Aminthas de Barros.

“A gente tem o Plano de Mobilidade [Urbana de Londrina], que já é lei e define que a bicicleta é uma das prioridades, junto com o transporte coletivo, mas muito pouco das obras prioritárias vêm sendo executadas. A gente ainda vê muita resistência ou falta de prioridade na execução”, comentou Giglio.

Outro lado

Procurada pela FOLHA, a Prefeitura de Londrina informou por meio do Núcleo de Comunicação que a CMTU vai verificar nesta segunda-feira (19) se houve pedido de poda por parte dos ciclistas e se ação do grupo pode ter causado danos contra as árvores. Sobre a realização de mais obras voltadas aos ciclistas, o Executivo não deu retorno à reportagem até o fechamento da matéria.