Em menos de um mês (de 5 a 24 de maio), 96 motoristas tiveram suas carteiras de habilitação retidas pela Companhia de Trânsito (Ciatran) de Londrina por estar trafegando em velocidade acima do permitido. Os motoristas foram flagrados pelo radar móvel, que a Ciatran vem utilizando principalmente em pontos onde funcionavam os redutores eletrônicos de velocidade - desativados desde 5 deste mês.
As blitz com o radar móvel têm acontecido praticamente todos os dias. Como prevê o novo código de trânsito, esta operação policial é ostensiva, isto é, o motorista que trafega na via é avisado da blitz através de placas. ‘‘O nosso objetivo não é de prejudicar o motorista, tanto que sempre divulgamos as nossas operações. Mesmo assim, os motoristas não respeitam a sinalização’’, lamenta o comandante da Ciatran, capitão Sérgio Dalbem.
O número de motoristas com carteira retida surpreendeu o capitão. ‘‘É uma imprudência e um desrespeito à vida humana’’, critica. Ele lembra que o código prevê a retenção da carteira quando o motorista ultrapassa em 50% a velocidade permitida na via.
O comandante da Ciatran explica que o motorista pode retirar a carteira no dia seguinte ao da retenção, na Ciretran. Mas o órgão abre um processo contra o infrator, que pode ser punido com a suspensão da carteira de habilitação pelo prazo que varia de um mês até um ano. Ele lembra que, em caso de condenação, o motorista terá ainda de passar por uma reciclagem antes de poder voltar a dirigir. Além disso, ele perde sete pontos em sua carteira e tem de pagar uma multa de 540 Ufirs (R$ 523,00).
Capitão Dalbem avisa aos motoristas que as blitz vão continuar e daqui a um mês devem até ser intensificadas. Atualmente, os policiais estão usando um radar móvel emprestado do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippul). ‘‘Mas quando fizermos a aferição dos radares que são do 5º Batalhão da Polícia Militar, poderemos trabalhar em três ou quatro pontos da cidade’’, ressalta.
O objetivo das blitz é de reduzir o número de acidentes. Somente neste mês, até segunda-feira, a Ciatran registrou 404 acidentes, que resultaram em 141 feridos e cinco mortes.

mockup