Vânia MoreiraSem controleNo Conjunto Ouro Branco, uma das ruas virou uma voçoroca com mais de um metro de profundidade e quase 500 metros de extensãoAs chuvas dos últimos dias abriram buracos enormes e agravaram os problemas de erosão nos bairros da periferia de Umuarama. A maioria das ruas está intransitável e em alguns bairros as voçorocas ameaçam casas. O problema é mais grave no Conjunto Ouro Branco, loteamento recente e sem infra-estrutura, localizado num fundo de vale, na região oeste da cidade. A prefeitura alega estar fazendo o que pode para contornar os problemas, mas a situação piora cada vez que chove forte.
No Conjunto Ouro Branco, uma das ruas virou uma voçoroca com mais de um metro de profundidade e quase meio quilômetro de extensão. A cratera começa a invadir o quintal de algumas casas e os moradores ameaçam abandonar as moradias. Mais da metade das ruas está totalmente esburacada e o ônibus urbano não circula mais pelo bairro. Para tomar o ônibus, os moradores têm que andar mais de um quilômetro.
Vânia MoreiraVulnerávelNo Jardim Panorama, um caminhão caiu no Rio Canelinha; motorista tentou desviar de um carro e parte do aterro cedeu
Em outros bairros afastados, o problema também é grave. Nos conjuntos Córrego Longe e Ouro Preto, duas grandes erosões avançam em direção às casas. Pelo menos oito vacas criadas numa propriedade próxima já morreram ao cair no buraco. A última rua do Córrego Longe virou leito de uma nascente d’água, que apareceu depois de construído o conjunto habitacional. Nos fundos do Jardim Panorama, um caminhão caiu no Rio Canelinha esta semana. O motorista tentou desviar de um carro e parte do aterro cedeu.
Segundo o secretário de Serviços Rodoviários, Rui Lisboa, a maioria dos problemas nos bairros só será resolvida com a implantação de galerias pluviais e asfalto. Os novos loteamentos foram implantados em locais impróprios e muito suceptíveis à erosão. ‘‘Temos nos esforçado para manter as ruas transitáveis, mas basta uma chuva para ficar tudo esburacado de novo’’, reclama.
O prefeito Fernando Scanavaca (PPB) informou que a prefeitura vai usar recursos do programa Paraná Urbano 2 para asfaltar todas as ruas onde os ônibus urbanos circulam. Conter as voçorocas também exige recursos que a prefeitura não tem. ‘‘Estamos tentando obter ajuda do governo estadual para atacar esses problemas’’, informou o prefeito.

mockup