Carlos AlmeidaSemi-interditadoMesmo com sinalização, o trecho semi-interditado representa risco por estar localizado em uma descidaO trecho da BR-153, entre Jacarezinho e Ourinhos, está semi-interditado desde anteontem. No km 15, metade da pista caiu por causa do grande volume de água que passava pelo bueiro que fica debaixo da estrada.
O local foi sinalizado pelo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), mas os motoristas correm risco de acidentes, porque a área do desabamento fica numa descida.
‘‘Mesmo com os quebra-molas (colocados para sinalizar o local) ficou difícil controlar a velocidade do caminhão’’, comentou o motorista João Carlos Dionísio, 43 anos. Segundo ele, já faz algum tempo que aquele trecho apresentava problemas. ‘‘Há mais de três meses, vi um buraco pequeno no local’’, acrescentou.
Pelo trecho danificado da BR-153 circulam em média 4 mil veículos por dia. A maioria é caminhão transportando a safra agrícola entre São Paulo e Curitiba, e vice-versa.
O engenheiro Robson Saito explicou que o DNER está tentando conter o volume de água que passa pelo local por meio de aterros. ‘‘Como a chuva não deu trégua, o volume foi excedente e impossível de controlar’’, explicou.
Saito alerta que as obras emergenciais que serão feitas no km 15 não serão suficientes para evitar novos problemas. Deve haver um consenso entre prefeituras, proprietários rurais e Estado para conter o fluxo de água descarregado no local.
‘‘Deve haver uma melhoria em curvas de nível, galerias pluviais e outros recursos, porque toda a água está vindo para a estrada e não há bueiro que resista’’, disse o engenheiro.
A Polícia Rodoviária pede atenção aos motoristas que trafegam pelo local, até que o problema seja resolvido. Até ontem não havia registro de acidente.
O engenheiro do DNER afirmou também que até a próxima semana será concluído um estudo que vai apontar a solução definitiva para aquele trecho da BR-153.

mockup