Chuvas causam estragos e mortes no Paraná
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 23 de julho de 2007
Rodrigo Lopes<br>Equipe da Folha 
Curitiba - As fortes chuvas e vendavais que atingiram várias regiões do Estado entre domingo e a manhã de ontem causaram destelhamentos de casas, quedas de árvores e a morte de pelo menos cinco pessoas. Em Guarapuava, uma mulher morreu ao ser atingida por um raio. Já em Ponta Grossa, quatro pessoas de uma mesma família morreram quando uma árvore caiu sobre o carro em que viajavam, na BR-376.
No fim da tarde de domingo, Eva Gonçalves Damião Pinto, 42 anos, foi atingida por um raio dentro de sua casa, no Distrito de Guará, na zona rural de Guarapuava. Segundo informações do Corpo de Bombeiros do município, Eva estava em frente ao fogão à lenha quando ocorreu o incidente. Uma das hipóteses levantadas pelos bombeiros é que a chaminé do fogão tenha atraído o raio. A mulher foi atendida pelo Siate, mas não resistiu e morreu no local. O marido e uma filha dela, que também estavam na casa, sofreram ferimentos leves. No mesmo município, os bombeiros registraram o destelhamento de 19 casas.
Na BR-376, em Ponta Grossa, no começo da noite de domingo, a queda de uma árvore, causada pelos fortes ventos, resultou na morte de quatro pessoas de uma mesma família. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), elas viajavam em um Corsa, com placas de Curitiba, quando a árvore caiu em cima do veículo. O carro era dirigido por Marcos Aparecido Alves, 34 anos. Além dele, morreram sua esposa, Nilce Cristina do Nascimento, 34, e os filhos Flávia, 17, e Reinaldo, 5.
Desabrigados - Alguns municípios da Região Metropolitana de Curitiba também sofreram com as fortes chuvas. O mais atingido foi Colombo, onde os bombeiros atenderam a 18 ocorrências de destelhamentos e quedas de árvores. O coordenador da Defesa Civil do município, major Ozair de Jesus Ribeiro Filho, afirma que algumas casas ficaram completamente destruídas, deixando seus moradores desabrigados. Os fortes ventos vieram acompanhados de uma chuva de granizo, o que causou ainda mais estragos. Uma escola municipal teve dois pavilhões danificados.
Em Maringá, funcionários da Secretaria dos Serviços Públicos começaram ontem de madrugada a remover as árvores derrubadas pelo vento que acompanhou a forte chuva do começo da noite de domingo. De acordo com levantamento feito pela Divisão de Serviços Públicos, pelo menos sete árvores de médio e grande porte foram derrubadas. Os casos de maior gravidade foram registrados em duas residências que tiveram o telhado atingido por galhos.


