Chuva já desabriga 484 pessoas no PR
Luciana Pombo
O município de Rio Negro, no Sul do Paraná, a 109 quilômetros de Curitiba, tem cerca de 320 pessoas desabrigadas pela chuva dos últimos dias. O Rio Negro transbordou, passando em 3,78 metros do nível de alerta. Ontem, o rio continuava subindo numa proporção de 2,5 centímetros por hora. Segundo o sargento Marcos Roberto Martins, do Corpo de Bombeiros, os bairros mais atingidos pela chuva foram Vila Paraná, Vila Paraíso e Volta Grande. Nestes bairros, algumas ruas foram completamente alagadas, as famílias ficaram ilhadas e tiveram que ser retiradas de suas casas por quatro embarcações do Corpo de Bombeiros. Os móveis e utensílios das residências estão sendo colocados em 20 caminhões e encaminhados para o Colégio Munhoz da Rocha.
Estão trabalhando no auxílio das famílias atingidas pela chuva 37 bombeiros, 60 funcionários da prefeitura e 20 civis. Todos auxiliam na classificação dos móveis, etiquetagem das mercadorias e encaminhamento das famílias para o Ginásio de Esportes XV de Novembro. Fazemos a relação dos utensílios e colocamos os nomes das famílias para evitar a confusão na hora da volta para o lar, disse o sargento Martins. Um vigia faz a guarda dos móveis durante todo o dia para evitar saques.
O prefeito de Rio Negro, Ari Siqueira (atualmente sem partido), declarou situação de emergência e disse que está preocupado com as famílias desabrigadas. Siqueira pretende decretar hoje estado de calamidade pública no município. Se a chuva não parar, só nos resta este caminho, justificou ele. Além dos desabrigados, o prefeito contabiliza prejuízos com os 800 quilômetros de ruas e estradas não asfaltadas. Temos três ruas cobertas pela água, as famílias estão ilhadas e terei que cobrir os prejuízos com as estradas que foram danificadas pela chuva, afirmou.
Em União da Vitória, no Sul do Estado, o Rio Iguaçu também continua subindo e atingiu 5,43 metros, 2,87 metros acima do nível normal. O rio ainda está na faixa de proteção da represa (5,50 metros), mas algumas casas em regiões baixas foram atingidas. Cinco famílias estão desabrigadas e foram encaminhadas para o Parque de Exposições do município.
Em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, 20 pessoas ficaram desalojadas e foram para casa de amigos ou parentes. Os bairros mais atingidos pelos alagamentos foram Jardim Carmem e Jardim São Judas Tadeu.
A PR-427, entre Lapa e Campo do Tenente, ainda está inteditada por causa do afundamento de parte da pista. O Departamento de Estradas e Rodagem continua com técnicos na região para tentar restaurar a pista e liberar o tráfego de veículos.





