O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) apontou que foram registradas rajadas de vento que atingiram 57 km/h em Londrina. As pancadas de chuva assustaram, mas a precipitação não foi tão significativa e chegou a 2,8 milímetros nesta segunda-feira (6). No meio da tarde desta segunda-feira outra pancada de chuva acabou deixando 4,5 mil domicílios sem luz, principalmente na região sul de Londrina. A falta de energia foi provocada por galhos que atingiram a rede de energia elétrica da Copel. Segundo o Corpo de Bombeiros, houve a queda de seis árvores na cidade. No início da noite, por volta das 19h30 a quantidade de domicílios sem luz já reduziu a mil, e as equipes seguem em campo agora à noite para normalizar a situação. Segundo a assessoria de imprensa da Copel, a expectativa é concluir ainda hoje, mas são mais de cem ocorrências para atendimento, e pode ocorrer de alguns circuitos pequenos ou algum caso individual ficarem para esta terça-feira (7).

Uma pancada de chuva acabou deixando 4,5 mil domicílios sem luz, principalmente na região sul de Londrina.
Uma pancada de chuva acabou deixando 4,5 mil domicílios sem luz, principalmente na região sul de Londrina. | Foto: Arquivo/Copel

A primeira pancada de chuva do dia ocorreu por volta das 2 horas da madrugada e já provocou a queda de energia que resultou na total paralisação da operação de quatro unidades do Sistema Produtor Tibagi. As equipes da Copel, com o suporte da Sanepar, conseguiram reresolver o problema no período da tarde, no entanto, a previsão era de que o abastecimento de água se normalizasse somente durante a noite. As casas que mantinham a ligação do abastecimento direto, sem caixa d'água, ficaram sem poder abrir as suas torneiras com tranquilidade, por este motivo, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

Muitas casas ficaram sem água.
Muitas casas ficaram sem água. | Foto: Brunno Covello/Sanepar

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.