Imagem ilustrativa da imagem Chuva destelha casas e provoca quedas de árvores em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

A forte chuva que caiu em Londrina no começo da noite desta quinta-feira (21) deixou diversos estragos em todas as regiões da cidade. A Defesa Civil divulgou um balanço das ocorrências até às 10h desta sexta (22).

Ao todo, já foram registradas 52 ocorrências, sendo 42 quedas de árvores, seis enxurradas, três destelhamentos e uma queda de muro na avenida Maringá (zona oeste), próximo a rotatória da avenida Castelo Branco.

A FOLHA percorreu alguns pontos da cidade nesta manhã e constatou também muita sujeira pelas ruas, algumas placas e semáforos deslocados pelos fortes ventos.

Susto

Na região central, na esquina das ruas Uruguai com Borba Gato, uma árvore caiu sobre carros. Na rua Epitácio Pessoa, no jardim Hedy (zona oeste), a dona de casa Ilda Rodolfo Scudeler, 87, levou um susto ao ver que o Ipê em frente à sua residência foi arrancado pela raiz com os fortes ventos.

“Era perto das 19h. Eu estava em casa e ouvi um barulho, mas achei que era trovão “, conta. A árvore foi plantada por ela, há cerca de 25 anos. A queda destruiu parte do muro e do telhado da varanda. Na hora da chuva, dona Ilda correu para se abrigar na casa do filho, que fica ao lado. Apesar do susto, ela passa bem. Hoje pela manhã, uma equipe da prefeitura está fazendo a retirada dos troncos.

Os maiores registros de queda de árvores foram na região leste (20), seguida do centro (17), oeste (10), sul (3) e norte (2). Não foram registradas ocorrências nos distritos e danos em unidades públicas.

Sem água e sem energia elétrica

Na rua Graúna, no jd. Vitória Régia (zona leste), uma árvore de grande porte foi arrancada pela raiz e caiu sobre um poste de luz, atingindo o muro de duas residências. Com o impacto, pelo menos outros quatro postes foram repuxados.

Imagem ilustrativa da imagem Chuva destelha casas e provoca quedas de árvores em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo FOLHA

Pelo menos 96 famílias do residencial Aeroporto I estão sem energia e água. “O nosso sistema de bombeamento de água é movido a energia. Essas árvores estão podres por dentro. A Sema fez a retirada de duas (árvores) há cerca de dois mês, mas é preciso erradicar outras, caso contrário, teremos mais situações como esta no próximo temporal”, diz a moradora Ana Tomás Bertoncini.

Já no jardim Marabá, na rua do Melão (região leste), a queda de uma sibipiruna de aproximadamente 15 metros de altura, também rompeu a fiação elétrica e danificou o portão e o muro da casa de Raquel Martins.

Imagem ilustrativa da imagem Chuva destelha casas e provoca quedas de árvores em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo FOLHA

Ela conta que a filha Sofia, de 10 anos, estava fechando a janela de casa quando viu a árvore cair. "O estrago foi grande, mas ninguém ficou ferido. Aparentemente, a árvore parecia saudável, estava cheia de flores. Foi um grande susto", comentou.

Em nota, a assessoria de imprensa da Copel (Companhia Paranaense de Energia) informou que 12 mil domicílios ficaram sem energia em Londrina. "Os funcionários trabalharam durante toda a noite desta quinta-feira (21) nos reparos aos danos ocorridos na rede elétrica, devido a queda de galhos e árvores sobre a fiação, além de raios e do vento forte que acompanharam o temporal.Os maiores circuitos foram atendidos ao longo da noite, e nesta sexta (22) há ainda 122 chamados para atendimento em circuitos menores ou individuais".

Ventos de 50km/h

A agrometeorologista do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), Ângela Beatriz Costa, diz que a velocidade do vento chegou a 50 km/h na noite de quinta, bem acima do considerado como forte, que é 13.9 km/h.

"Estávamos esperando os efeitos de um sistema que está vindo do Sul do Brasil e do Paraguai, mas uma outra área de instabilidade, que veio do Centro-Oeste e Norte do Brasil, trouxe o temporal desta quinta”, explica.

Ainda de acordo com a meteorologista, o Instituto registrou 1.6 milímetros de chuva. "Para o mês, essa medição não é significativa. A expectativa para novembro é de 166 mm, mas choveu 114 mm até o momento".

A previsão para esta sexta (22) é de tempo estável, com temperatura mínima de 20°C e máxima de 33°C. No sábado (23), a chegada de uma frente fria trará chuvas no em Londrina.

Os termômetros devem variar entre 18°C e 33°C e no domingo (24), o tempo deve voltar a ficar estável com temperatura mínima prevista de 17°C e máxima de 30°C.

Serviço: A Defesa Civil orienta a população a notificar as ocorrências em situações de chuvas intensas e temporais, através dos telefones 153 e 199.

(Atualizada às 11h40)