Chuva desabriga 500 em Nova Cantu
PUBLICAÇÃO
domingo, 27 de setembro de 1998
Sid Sauer 
Cerca de 500 pessoas ficaram desabrigadas ontem em Nova Cantu (120 km ao sul de Campo Mourão) devido às chuvas que caíram de madrugada na cidade. A área mais atingida foi a Vila Santa Terezinha, um bairro pobre às margens do Rio Tonete. Segundo a Polícia Militar, o rio transbordou por volta das cinco horas e os moradores tiveram que sair às pressas de suas casas. As mais de 100 famílias foram abrigadas na Escola Castro Alves, no centro da cidade.
Choveu demais e muitas pessoas perderam tudo que tinham, disse o policial militar Aparecido Ferreira dos Santos. Segundo ele, algumas casas mais próximas ao rio ficaram com a água batendo no teto. Fazia uns 15 anos que não acontecia isso no município, contou. Teve gente que perdeu até os documentos. As chuvas em Nova Cantu começaram de madrugada e só pararam por volta do meio-dia. Até o fim da tarde a maioria das casas continuava inundada.
O prefeito Martim Krupek (PDT) disse que a inundação de ontem foi a maior da história do município. Isso aconteceu poucas vezes e, quando aconteceu, nunca foi nessa proporção, ressaltou. Ele pediu ajuda à Defesa Civil ainda pela manhã. Estamos fazendo o que podemos. De acordo com ele, o trabalho da comunidade foi fundamental para ajudar os desabrigados. A situação estava complicada pela manhã, quando ninguém sabia o que fazer, contou.
Segundo o prefeito, a primeira preocupação foi com a alimentação dos desabrigados. Os alimentos foram angaridados pelos moradores que, à tarde, também ajudavam a prefeitura com colchões e roupas de cama para que os desabrigados pudessem dormir. Temos que torcer para que faça sol amanhã (hoje) para que pelo menos 70% das pessoas possam voltar para casa, disse Krupek. Mesmo com sol o restante vai demorar um pouco mais porque tiveram suas casas destruídas. Apesar do estrago das chuvas, segundo a PM, ninguém ficou ferido.


