Apesar dos danos, ninguém se feriu em Apucarana
Apesar dos danos, ninguém se feriu em Apucarana | Foto: Divulgação

A chuva que caiu no final da tarde de quarta-feira (8) em várias cidades das regiões Norte e do Norte Pioneiro deixou um rastro de destruição em algumas localidades. Em Apucarana, no Vale Ivaí, o vendaval causou danos materiais na escola Municipal João Batista, na Vila Vitória Régia. A força do vento destruiu uma passarela coberta, que interligava o refeitório da unidade com uma sala de aula isolada.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Marli Fernandes, não havia alunos na escola. “O vendaval torceu toda a estrutura de sustentação e todo o telhado veio abaixo”, informou. Não houve vítimas.

Em Cornélio Procópio, todo o município pode ficar sem água por conta das chuvas. Segundo a Sanepar, foi registrada uma queda de energia na captação de água após o temporal. A Copel foi acionada para fazer o restabelecimento da energia e a previsão é de que o abastecimento normalize, gradativamente, até o início da tarde.

Em Jaguapitã, os fortes ventos arrancaram parte da cobertura das arquibancadas do estádio municipal Maguila. Já na cidade de Jandaia do Sul a chuva foi de granizo e em Rolândia teve queda de árvores e destelhamento de barracões.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

A Sanepar informou que o abastecimento de água está comprometido nesta quinta-feira (9), devido à interrupção no fornecimento de energia em unidades do sistema produtor. A situação é consequência do forte temporal da noite de quarta-feira. Equipes da Copel em campo para tentar restabelecer o serviço.

Estão sem energia e sem previsão de retorno, para a retomada da produção de água, as cidades de Primeiro de Maio, Uraí, Rancho Alegre e Santo Antônio da Platina, além dos distritos Vila Progresso (em Centenário do Sul), Guaravera (em Londrina), e Tupinambá (em Astorga).

As cidades de Centenário do Sul e Guaraci tiveram problemas na quarta-feira, voltaram a receber água na madrugada. Porém, por causa da queda de energia novamente nesta quinta pode haver falta de água.

Grandes Rios, no Vale do Ivaí, e Paiçandu, na região de Maringá, tiveram parte dos sistemas de produção de água afetada. Os níveis dos reservatórios estão baixos e pode haver desabastecimento especialmente em bairros da região alta dessas cidades.

Em alguns lugares a Copel já conseguiu restabelecer a energia e a Sanepar voltou a distribuir água. É o caso de Bela Vista do Paraíso, do distrito de Irerê (em Londrina), Lunardelli e Jandaia do Sul. Nesta última, o rodízio no abastecimento foi suspenso para que toda a cidade se recupere.

Mesmo nas localidades onde o abastecimento de água foi retomado, a população precisa priorizar seu uso para higiene pessoal e alimentação. A Sanepar já está disponibilizando caminhões-pipa para atender unidades de saúde e outros locais emergenciais.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas.

Com informações da Prefeitura de Apucarana e da Sanepar

(Atualizada às 11h)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.