Sid Sauer
De Campo Mourão
Uma chuva de granizo por cerca de três minutos atingiu, anteontem, por volta das 20 horas, o patrimônio de Guarani, em Mamborê (36 km a sudoeste de Campo Mourão). Ontem de manhã, a prefeitura ainda estava realizando um levantamento no local, mas o prefeito Ricardo Radomski (PFL), adiantou que todas as casas cobertas com telhas de cimento amianto (eternit) tiveram os telhados destruídos. Algumas casas com telhas de barro também foram atingidas.
‘‘Já decretamos estado de emergência’’, disse Radomski. O patrimônio de Guarani fica a 15 quilômetros de Mamborê e tem cerca de 800 casas. A prefeitura acionou a Defesa Civil do Estado e vai pedir a doação de telhas. ‘‘A maioria da população do patrimônio é pobre e não tem condições de comprar o material’’, afirmou Radomski. Até ontem, ele estava atrás de lonas plásticas em cidades vizinhas para distribuir aos moradores como medida de emergência.
‘‘O estoque de lonas na cidade era pequeno’’, explicou o prefeito. ‘‘Para nossa sorte, o tempo hoje (ontem) está bom.’’ Além das casas, Radomski disse que ficaram totalmente destruídos os telhados dos prédios públicos da subprefeitura, de uma creche, uma escola e do posto de saúde. Na zona rural, os estragos foram considerados pequenos. No mês passado, uma chuva de granizo destelhou casas em Corumbataí do Sul e Barbosa Ferraz, também no Noroeste.