Queda de árvores, corte de eletricidade, semáforos apagados e danos em residências. Esse foi o saldo da forte chuva acompanhada de rajadas de vento e granizo que atingiu Londrina por volta das 16 horas de anteontem. O Corpo de Bombeiros atendeu a cerca de 15 ocorrências de queda de árvores nos primeiros minutos do temporal. Segundo o sargento Xavier, outros oito pedidos de apoio foram solicitados à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). Pelo menos 10 casas foram atingidas por árvores ou destelhadas pelo vento.
A assessoria de imprensa da Copel informou que 70 mil consumidores de Londrina ficaram sem energia por períodos que variaram de alguns minutos a até quatro horas. Noventa e quatro bairros - principalmente da Zona Oeste - tiveram o fornecimento interrompido durante a tarde, devido à queda de árvores sobre a rede elétrica, cabos rompidos e descargas atmosféricas.
A Copel mobilizou 130 equipes para atender a quase 500 ocorrências em todo o Norte do Estado. O sistema elétrico voltou à normalidade na manhã de domingo.
A região sul foi a mais atingida pelo granizo. A casa de alvenaria da dona de casa Valdirene Luciano, moradora do Jardim Atlanta, foi destruída em poucos minutos. No momento da chuva, oito pessoas estavam no local: além de Valdirene, três de seus quatro filhos, dois sobrinhos, uma prima e o marido dela. ''Foi tudo muito rápido. Estava colocando um cobertor na janela e, de repente, o vento ergueu o telhado da minha casa. Assim que consegui pegar o João Vítor no colo (o bebê de quatro meses), o guarda-roupa caiu sobre a cama. Ainda nos escondemos no banheiro e escapamos em seguida. Só pensei nos meus filhos'', relembra emocionada./
Valdirene e outros dois filhos tiveram ferimentos leves. Grávida de oito meses, a prima de Valdirene, Gleice Aparecida Ferreira Luciano, teve ferimentos na barriga e no pé. ''Senti o muro cair sobre as minhas costas'', conta. O marido, Wesley Henrique de Oliveira, foi atingido por pedaços de tijolo e levou cinco pontos na cabeça.
Valdirene, que possui como única renda os R$ 80,00 do Bolsa-Família, está morando provisoriamente com os filhos na casa da irmã.
Segundo o meteorologista Samuel Braun, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o encontro de uma frente fria com um ambiente quente (no momento da chuva os termômetros registravam 31º em Londrina) favoreceu a formação de granizo. ''Entre 16 e 17 horas não choveu muito - cinco milímetros - mas as rajadas de vento chegaram a 72 km/h'', afirma. De acordo com Braun, a previsão é de tempo estável para os próximos dias em Londrina.
Serviço:
Para quem quiser ajudar, Valdirene precisa de material de construção para reconstruir a casa. Doações de tijolos, areia, telhas, cimento, cal podem ser feitas pelo telefone (43) 3341-9505.

mockup