Áreas de instabilidade que avançaram pelo Paraná causaram prejuízos à região metropolitana de Londrina. Além da forte chuva, houve queda de granizo e ventos fortes em algumas cidades. A tempestade chegou na tarde de quarta-feira (19) e segue durante esta quinta-feira (20) em algumas cidades.

Em Bela Vista do Paraíso, as pedras de granizo que caíram durante a madrugada danificaram o telhado de inúmeras residências. Segundo o comandante dos bombeiros comunitários no município, Robison André Bittencourt, somente nesta manhã já foram realizados mais de 80 atendimentos.

"As famílias estão nos procurando pedindo lonas e nos informando sobre quedas de árvores. Continua chovendo muito forte por aqui e até o momento estimamos que cerca de 15 árvores foram derrubadas", afirma.

Em Ibiporã, uma árvore caiu sobre um carro e parte do forro do terminal rodoviário caiu, durante a noite. Agora pela manhã, uma equipe da prefeitura estava no local. Um dos servidores da secretaria municipal de Obras explicou que o condutor para escoamento da água estava obstruído por uma pomba, e com isso, a água da chuva acumulou, derrubando parte da calha que fica no forro.

Apesar do susto, ninguém se feriu. Uma funcionária de uma loja de passagens no terminal chegou para trabalhar às 6h e encontrou tudo alagado. "Por sorte, não aconteceu nada mais grave. Foi só o susto mesmo", disse.

Em Arapongas, duas árvores caíram, obstruindo parte das vias, mas não houve maiores transtornos. Já em Londrina, a chuva chegou com menos intensidade. De acordo com a estação meteorológica do Simepar, entre o final da tarde de quarta e início da manhã de quinta-feira choveu 20 milímetros na região de Londrina, um volume considerado dentro da normalidade.

A meteorologista Angela Beatriz Costa explica que a chuva foi consequência de áreas de instabilidade que estavam no Paraguai e avançaram pelo Paraná, alcançando as regiões Oeste, Noroeste e Norte. De acordo com ela, a chuva segue durante todo o dia, com a ocorrência de ventos fortes e, em alguns pontos da Região Norte, também pode haver nova queda de granizo.

A partir desta sexta-feira (21), as áreas de instabilidade começam a se afastar da região e, no sábado, se houver chuvas, elas devem acontecer em pontos isolados, de forma irregular e mal distribuídas.

O Simepar prevê para esta quinta-feira uma temperatura máxima de 24 graus. Na sexta-feira (21), a temperatura varia entre 17 e 29 graus e, no sábado, a máxima chega aos 30 graus.