A chuva de sexta-feira (16) ajudou a refrescar um pouco a temperatura no Estado, mas não é uma tendência para os próximos dias. A meteorologista Lidia Luisa Mota, do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) afirma que já no final da manhã de sexta-feira (16), os núcleos de chuva se enfraqueceram sobre a região Sudoeste do Paraná. No entanto, ainda atuaram sobre o Oeste e se desenvolvem também sobre o setor Noroeste do estado. Foram registradas chuvas de intensidade fraca a moderada já sobre essas regiões, acompanhadas de algumas descargas elétricas isoladas.

Imagem ilustrativa da imagem Chove no sábado e domingo volta a fazer sol em Londrina
| Foto: Gustavo Carneiro

Na manhã de sexta-feira, áreas de instabilidade já atuaram sobre os setores mais ao Oeste e Sudoeste do estado, o que favoreceu a ocorrência de pancadas de chuva sobre esses setores e que isso foi uma evolução de uma frente fria entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina de característica mais oceânica. Em Londrina as pessoas mal tiveram tempo de tirar seus guarda-chuvas e a precipitação parou. “Nem tem um indicativo de queda significativa de temperatura e nem perspectiva de geada. Não tem nada anômalo previsto, algo como muita chuva”, declarou Mota.

Algumas descargas elétricas isoladas também já foram observadas sobre essas regiões. No Norte do Paraná também aconteceram pancadas de chuvas na sexta, onde a temperatura mínima chegou a 13ºC e a máxima foi de 30ºC. No fim de semana a temperatura terá a mínima de 15ºC no sábado e de 18ºC no domingo. A máxima será de 29ºC no sábado e de 28ºC no domingo.

Embora haja previsão de chuva para o sábado, a tendência é que no domingo o tempo volte a ficar ensolarado na região de Londrina até quarta-feira (21), o que deve ocorrer em outros municípios como Maringá, Paranavaí, Cascavel, Cornélio Procópio e Jacarezinho. Em Curitiba deve chover todo o fim de semana e também na segunda-feira, com temperaturas variando entre 13ºC e 23ºC.