O público aproveitou a tarde ensolarada de ontem para prestigiar a 13ª Oktoberfest de Rolândia (25 km a oeste de Londrina) e compareceu em peso no Complexo Emílio Gomes, já que a entrada era gratuita até o início da noite. O almoço começou a ser servido às 11 horas e a previsão era estender o serviço até às 17 horas. No cardápio, pratos típicos como marreco, salsicha e o insuperável eisbein (joelho de porco) – campeão de pedidos – acompanhado de arroz, purê de batatas, chucrute e maçã cozida, ao preço de R$ 8,00. A previsão era servir 1.800 refeições durante todo o dia.
‘‘Viemos para o almoço e fomos muito bem atendidos. A comida é bastante saborosa’’, elogiava Marta Libardi Bacarin, de Londrina, que estava acompanhada da família e do cunhado alemão. ‘‘É uma oportunidade para ele lembrar a cultura e a tradição’’, disse. Wolfgang Tisch mora há mais de 40 anos em Toronto, no Canadá, e estava de passagem por Londrina. Animado com tantas referências à terra natal, aprovou com veemência a organização do evento. ‘‘É bem europeu, parecido com as festas da Alemanha, só que lá se bebe mais e aqui se come mais’’, comparou.
No coreto, o agradável clima de festa do interior era evidenciado pela banda ‘‘Meninos de Ouro’’, que caprichou nas baladas alemãs.
Além dos pratos típicos e do chope, disputadíssimo no final de semana – entre sexta e sabádo foram vendidos 14 mil litros – outro sucesso da festa é a batata recheada, comandada pela presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Rolândia, Neiva Moser, que espera vender 20% mais do que no ano passado. Só no sábado, ela comercializou cerca de 800 unidades. O intenso movimento ajudou bastante: foram contabilizados 22.500 ingressos naquele dia, com faturamento bruto de R$ 100 mil. Parte da renda do evento será revertida para instituições beneficentes.
Duas novidades marcam a festa este ano. O espaço destinado à recreação infantil, no ginásio de esportes, com cama elástica, pula-pula, touro de plástico e mini tobogã, entre outros brinquedos, e a 1ª Oktoberfeira, reunindo lojistas de Rolândia em 16 estandes onde é possível encontrar bijuterias, sapatos, bolsas, biquínis, artigos de decoração e confecções. A Oktoberfest 2000 acontece até o próximo domingo, a partir das 18 horas. No feriado de quinta-feira e no domingo, os portões abrem às 10 horas.