Chefe do Depen 'cai' antes de tomar posse
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 23 de agosto de 2000
Luciana Pombo De Curitiba 
O major Nemésio Xavier de França, subcomandante do Batalhão de Polícia de Guarda dos Presídios, indicado para assumir o cargo de coordenador do Departamento Penitenciário do Estado (Depen), caiu antes mesmo da posse, marcada para as 10 horas de ontem. A versão oficial é de que o major teria sido deslocado para dar mais rigor no trabalho interno das penitenciárias do Paraná.
Logo após as rebeliões, o general Marco Antonio Sávio, que coordenava o Depen, foi exonerado do cargo. Assumiu interinamente até a volta do secretário de Estado da Justiça, Pretextato Taborda Ribas o vice-coordenador Lauro Luís de Cesar Valeixo, agora efetivado.
Oficialmente, a assessoria da Secretaria de Justiça informou que o major Xavier havia desistido de assumir o cargo por optar por promoção na carreira militar. Mas logo cedo, em entrevista à Folha, ele lamentou o ocorrido. É uma pena no aspecto profissional. A gente tem uma visão no comando, na atuação das rebeliões, diferente em razão da nossa atuação como policial militar. E isto poderia auxiliar o trabalho nas penitenciárias, declarou.
Xavier disse que irá manter um bom relacionamento com a direção do Depen e estará à disposição para a troca de experiências. Procurado pela Folha, Valeixo não quis comentar a decisão. Apenas disse que continuará trabalhando pela modernização do Sistema Penitenciário do Estado.


