Uma clínica especializada em terapias naturais de Cianorte(80 km a leste de Umuarama) foi fechada anteontem por investigadores da polícia e agentes da Vigilância Sanitária. Naor Crispim e Estela Mares Jaretta foram presos em flagrante e acusados de charlatanismo. Foram liberados após pagar fiança e vão responder ao inquérito em liberdade.
Os dois acusados, mais Francisco Lúcia Romano, que mora em Ariquemes (RO), foram indiciados no artigo 283 do Código Penal (charlatanismo), que prevê pena de três meses a um ano de detenção.
A matriz da Golden Clínica Terapias Naturais funciona em Maringá, na Avenida Santos Dumont, ao lado do Hospital Santa Casa de Misericórdia. Até anteontem, a matriz em Maringá funcionou normalmente, mas ontem, diversos pacientes procuraram os serviços da clínica e encontraram a casa fechada. Naor e Estela têm endereços fixos em Maringá.
O delegado Nélson Tavares, de Cianorte, que comandou as investigações, disse à Folha que há dias vinha recebendo denúncias contra a clínica. Segundo ele apurou, a clínica foi inaugurada há um ano (mesmo tempo de funcionamento da matriz de Maringá). ‘‘Eles se passavam por médicos mas têm apenas o 2º grau de instrução’’, informou Tavares.
Ainda segundo a polícia, os três acusados diagnosticavam portadores de diabetes, disco de hérnia, sinusite, obesidade, doenças do estômago e intestino; expediam requisições para laboratórios de Cianorte e Maringá e ainda receitavam medicamentos, na maioria produtos naturais e inócuos, segundo a polícia. ‘‘Apreendi recibos de tratamentos que variam de R$ 300,00 a R$ 750,00’’, disse Tavares.
Quando a polícia de Cianorte chegou à Golden Vida, na Rua XV de Novembro, 504, em Cianorte, duas pacientes estavam sendo atendidas por Naor e Estela Mares.
Tavares informou ainda que as receitas expedidas aos pacientes da matriz em Maringá estavam sendo assinadas pelo médico Osvaldo Alves.
O delegado Roberto Fernandes, de Maringá, está investigando a clínica e seus proprietários. ‘‘Temos pistas que conduzem o caso também para o estelionato’’, afirmou o delegado Nélson Tavares.
Tavares afirmou que seus investigadores estão fazendo levantamento minucioso na clínica de Cianorte, pois, segundo ele, há suspeita de venda de medicamentos inócuos (que não produzem efeito) e também de remédios falsos. O mesmo levantamento, segundo a polícia de Maringá, vai ser realizado na matriz.

mockup