Chamada para garantir boletim
Os atendentes do Siate têm notado um aumento de um novo tipo de chamada, que não é considerado trote, mas prejudica da mesma forma o trabalho dos socorristas. "Muitos motoristas que se envolvem em acidentes leves acionam o Siate apenas para que o Boletim de Ocorrências (BO) possa ser registrado. E quando a ambulância chega eles recusam atendimento alegando que não sofreram ferimentos", afirma o capitão Rodrigo Nakamura, do Corpo de Bombeiros.
A prática se tornou mais comum depois que a Polícia de Trânsito deixou de registrar BOs nos locais dos acidentes sem vítimas. A mudança entrou em vigor no ano passado, quando foi implantado o Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu). Este sistema permite o registro dos acidentes sem vítimas on-line.
"É uma opção a mais que foi criada para facilitar a vida do motorista, que assim não precisa ficar esperando a chegada da viatura. Mas se o condutor exigir, os policiais comparecem normalmente no local", explica o comandante da Companhia de Trânsito, tenente André Ricardo Alves.
Segundo Alves, o motorista tem até 120 dias para registrar o BO pelo novo sistema. "O Bateu foi firmado em parceria com as seguradoras, por isso é um documento válido no caso dos motoristas que necessitam acionar o seguro", garante o tenente.(L.F.C.)





