Cerca de 400 sem-terra ocupam fazenda no Oeste
PUBLICAÇÃO
sábado, 04 de julho de 1998
Luiz Carlos Dias Junior 
Cerca de 90 famílias de trabalhadores sem-terra ocuparam uma fazenda de propriedade da família Gregio, em Laranjal (a 160 quilômetros a oeste de Guarapuava). Segundo o comandante da Companhia da Polícia Militar em Pitanga, capitão Edson Solak, por volta das 22 horas de sexta-feira, aproximadamente 400 sem-terra dos municípios de Laranjal, Palmital e Altamira invadiram a propriedade de 540 alqueires.
Além dos sem-terra, permanecem na sede da fazenda outras 10 pessoas, entre membros da família Grégio, proprietária da fazenda, e empregados, informou o capitão. Ele destacou, entretanto, que não são reféns.
As pessoas que estão na sede da fazenda o fazem por espontânea vontade. Na manhã de hoje (ontem), cinco pessoas que estavam doentes foram transportadas para a cidade em uma ambulância, sem problemas.
O comandante da companhia da PM disse ainda que não havia ido à fazenda. Fez contatos apenas pelo telefone. Mas que à tarde iria tentar contato com os sem-terra. A família Grégio já contratou advogado para pedir a reintegração de posse, informa o capitão Solak, revelando que se o pedido judicial for deferido não tem efetivo para executar o despejo. Caso haja ordem de desocupação, vamos precisar de reforço.


