Miraselva, na região de Londrina, tem 1,8 mil habitantes: contato direto com os moradores para conscientizar sobre a doença
Miraselva, na região de Londrina, tem 1,8 mil habitantes: contato direto com os moradores para conscientizar sobre a doença | Foto: Sergio Ranalli - Grupo Folha - 06/08/2015

O Paraná possui 53 municípios que ainda não registraram óbito decorrente da Covid-19, o que equivale a pouco mais de 13% dos 399 municípios do Estado, segundo o boletim divulgado pela Sesa (secretaria de Estado da Saúde) nesta terça-feira (15). Todos ele com menos de 15 mil habitantes, com exceção de Cândido de Abreu (Vale do Ivaí), que possui 15.064 moradores.

LUPIONÓPOLIS

Da 17ª Regional de Saúde de Londrina, apenas as cidades de Lupionópolis e Miraselva constam no boletim mais recente da Sesa como livres do óbito. Porém, o o secretário de Saúde de Lupionópolis, Eudes Cavallari Junior, explica que foi registrada uma morte por Covid-19, mas ainda não aparece no relatório por causa da investigação da Sesa. “Esse paciente teve AVC e foi para Londrina e adquiriu Covid no internamento. Ele foi a óbito há 10 dias, mas ainda não consta no boletim”, afirmou.

MIRASELVA

“Graças a Deus não registramos morte no município. Fazemos campanhas de divulgação com carro de som nas ruas e pedimos para o povo não aglomerar. A gente trabalha muito com a conscientização das pessoas”, explicou secretária de Saúde de Miraselva, Creide Vieira de Melo. Segundo ela, mesmo com a campanha, a população relaxou no último mês. “A gente está 'em cima' novamente. Por enquanto está dando certo”, apontou. “Por ser um município menor eu acredito que é mais fácil de comunicar. Conhecemos todo mundo e isso facilita o diálogo. Os moradores ficam em contato direto com os enfermeiros da UBS”, observou. Miraselva tem 1.812 moradores.

NOVA SANTA BÁRBARA

Michele Soares de Jesus, secretária de Saúde de Nova Santa Bárbara, da 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio, explica que quando as pessoas começam a sentir os sintomas já passam por consulta médica e é realizado teste com swab. “Fizemos uma barraca sentinela para atender quem tivesse sintomas do lado de fora do Centro de Saúde para evitar o contágio. Fechamos a praça para evitar aglomeração e acatamos todas as orientações da Sesa”, apontou. Se o diagnóstico for positivo esse paciente é acompanhado em casa por 10 dias e se for necessário esse prazo é ampliado para 14 dias. “Até hoje só tivemos dois pacientes que tiveram agravamento da doença e precisaram ser transferidos para um hospital em Bandeirantes e quando retornaram eles foram acompanhados por médica do Programa Saúde da Família”, afirmou.

NOVA FÁTIMA

Para o secretário de Saúde de Nova Fátima, José Augusto Fabri, também da 18ª RS, foi criado um centro de atendimento de sintomáticos respiratórios. “A partir do momento em que algum paciente apresenta algum sintoma respiratório ele é orientado a procurar serviço de saúde. Lá é realizada a coleta do exame por swab e feito o teste rápido por uma equipe composta por médico e enfermeira”, apontou. Ele destacou que os pacientes em isolamento são acompanhados diariamente pelo telefone. “Nossos pacientes recebem tratamento com uma bateria de medicamentos, compostos por azitromicina, ivermectina, dipirona e antitérmicos. Todo dia é feito acompanhamento e se tem evolução do quadro eles são hospitalizados. Até agora, dos 72 casos confirmados tivemos somente quatro pessoas que precisaram ser hospitalizadas."

Fabri explicou que aciona as equipes de vigilância em saúde e de saúde da família. “São elas que realizam ações com a população no sentido de orientar sobre a necessidade do uso de máscara, do álcool em gel. Eles distribuem máscaras na avenida principal divididos em duas equipes volantes e fazem as abordagens. Conversam sobre a facilidade de transmissão do vírus e sobre medidas como a higienização das mãos é importante”, apontou.

Ele ressaltou que o maior desafio é convencer os jovens, porque é um público dinâmico que gosta de sair com os amigos. “Mas quando a situação aperta, eles estão abertos a acatar as orientações. Não digo que 100% fazem isso, mas em geral as pessoas têm obedecido”, afirmou.

SANTO ANTÔNIO E BARRA DO JACARÉ

Outra cidade da 18ª RS que aparece na lista da Sesa sem registro de óbitos é Santo Antônio do Paraíso. No Norte Pioneiro, um município que aparece sem registro de mortes é Barra do Jacaré, da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho.