Os CCI (Centros de Convivência da Pessoa Idosa) de Londrina retornaram com as atividades e oficinas presenciais. O retorno, gradativo, acontece desde novembro de 2021 nos CCIs Leste e Oeste. Já as atividades do CCI Norte voltaram ao formato presencial em fevereiro deste ano.

Imagem ilustrativa da imagem Centros de Convivência de Idosos retomam atividades presenciais
| Foto: Divulgação - Secretaria do Idoso

Nos CCIs Leste e Oeste são realizadas oficinas de artesanato, grupos de atividade física e alongamento, grupos de convivência, oficinas de xilogravura e bordado e oficina de Hip-Hop “A rua dança a cidade”, as duas últimas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).

No CCI Norte, devido à cessão temporária do prédio à secretaria municipal de Saúde para a realização da Campanha de Imunização contra à Covid-19, as atividades acontecem de forma descentralizada. A oficina de Hip-Hop “A rua dança a cidade” é realizada na Vila Cultural Flapt. Já o Grupo de Convivência Qualidade de Vida e Cidadania se reúne no Senac Norte.

LEIA TAMBÉM:

+ Todo idoso precisa de suplemento alimentar?

AFETADOS PELA PANDEMIA

A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, lembrou que os idosos foram o público mais afetado pela pandemia, devido ao isolamento social, por serem grupo de risco. “A maioria ficou longe dos familiares, amigos e do espaço importante que são os CCIs, que fortalecem vínculos, proporcionam uma rotina de atividades físicas e intelectuais, fundamentais para melhorar a qualidade de vida desses idosos. Por isso estamos muito felizes com este retorno, lembrando que estamos seguindo todos os protocolos sanitários e redobrando os cuidados necessários para uma volta segura”, afirmou.

Imagem ilustrativa da imagem Centros de Convivência de Idosos retomam atividades presenciais
| Foto: Divulgação - Secretaria do Idoso

As atividades presenciais nos CCIs seguem todos os protocolos sanitários para evitar o contágio da Covid-19, com turmas reduzidas, uso obrigatório de máscara de proteção individual, distanciamento e utilização de álcool em gel 70%.

Para não gerar aglomeração, estão sendo atendidos de 15 a 20 idosos por atividade. No mês de fevereiro, a média foi de 450 atendimentos nas ações dos três CCIs.

SERVIÇO - Os idosos interessados em participar de atividades nos Centros de Convivência devem entrar em contato pelos telefones: 3373-0091(Norte), 3375-0307 (Leste), e 3375-0334 (Oeste). (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1