O Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) realiza uma campanha de arrecadação de roupas masculinas. Os itens contribuem no atendimento aos usuários do serviço socioassistencial.

“O Centro POP está sem nenhuma peça de roupa. Por isso, pedimos a doação de roupas, especialmente as masculinas. A ajuda de cada um fará a diferença na vida dessas pessoas”, menciona o coordenador, Emanuel Zanatta. "Há necessidade de todo tipo de peças: camisetas, camisas, calças, bermudas, meias, cuecas, blusas, casacos, tênis, chinelos, sapatos, independentemente de serem peças de verão ou inverno e de tamanhos (P ao XXG)”, acrescentou a secretária municipal de Assistência Social, Terezinha Canassa.

As roupas podem ser entregues no Centro POP, localizado na Rua Drongo, 445, Vila Cascata, ou na sede de qualquer serviço da Assistência Social (Semas, Cras, Creas, CCI, entre outros). Também é possível entrar em contato com o Centro POP (43 3902-1769) para agendar data e hora para retirada da doação no seu endereço.

LEIA TAMBÉM:

= Número acidentes com mortes em Arapongas tem queda de 43%

BALANÇO DE 2023

O Centro POP atende jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Em 2023, o centro de referência atendeu 930 pessoas, somando 17.380 atendimentos especializados. Entre os serviços prestados estão: 5.690 marmitas, 5.163 itens para banho e higiene pessoal, 4.623 cafés da manhã, 612 benefícios eventuais de vale transporte; sendo 499 passes de transporte e 113 passagens rodoviárias, 323 acessos para retirada de documentos pessoais, 311 cobertores, além do desenvolvimento das ações de superação da situação de Rua, ou seja, com encaminhamentos para ofertas de emprego e outras alternativas de reinserção social.

“Em 2023, o Centro POP auxiliou e acompanhou 21 pessoas que deixaram de viver nas ruas e passaram a ter um lar. Por mais que este número pareça pequeno - quando comparado ao total de pessoas atendidas -, é um número muito expressivo perante a vulnerabilidade dessas pessoas e do processo da situação de rua”, afirma o coordenador do Centro Pop, Emanuel Zanatta.

(Com informações da Prefeitura de Arapongas)