As obras de revitalização do Centro Esportivo Maria Cecília, na zona norte de Londrina, começaram nesta quinta-feira (20). Pela manhã, uma equipe já trabalhava na remoção do telhado da área externa enquanto o prefeito Marcelo Belinati assinava a ordem de serviço na quadra poliesportiva. A expectativa é de que nos próximos quatro meses toda a estrutura (cerca de oito mil metros quadrados de área construída) receba melhorias e volte a ser cuidada e utilizado pela população da região dos Cinco Conjuntos. “Esse lugar terá um conceito de praça aberta com todos os equipamentos públicos necessários”, destacou Belinati.

Imagem ilustrativa da imagem Centro Esportivo do Maria Cecília terá conceito de ‘praça aberta’
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo FOLHA

O projeto prevê espaço pet, academia container, novos vestiários e espaços para banho, proteção com tela de dois metros de altura na área das piscinas, reforma da quadra, entre outros. “O espaço poderá ser utilizado por todos, mas a piscina terá cadastro, um controle de acesso”, comentou o presidente da FEL (Fundação de Esportes de Londrina), Fernando Madureira.

VANDALISMO

A dona de casa Edilma dos Santos Amaral espera por esta reforma há tempos. Ela faz hidroginástica no Centro Esportivo há quase três anos e conta que muitas aulas são suspensas por atos de vandalismo. “Tem semana que o professor manda mensagem cancelando as aulas porque alguém entrou aqui e sujou tudo, inclusive as piscinas. Queremos mais segurança e também precisamos de melhores vestiários”, disse.

Nos banheiros internos a iluminação é precária, alguns vidros estão quebrados e falta chuveiros. Na quadra de esportes, há uma enorme rachadura na parede e as instalações elétricas também são precárias.

SEGURANÇA

Para resolver o problema de vandalismo, Madureira diz que todo o muro no entorno será derrubado. “A ideia de que o muro protegia o clube é, na verdade, o contrário. O muro acaba protegendo o vândalo que entra aqui. Vamos ainda reforçar a iluminação com postes de LED a cada três metros e vamos podar as árvores”, comentou.

Imagem ilustrativa da imagem Centro Esportivo do Maria Cecília terá conceito de ‘praça aberta’
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo FOLHA

A intenção, de acordo com ele, é que a população tenha visibilidade de todo espaço e, assim, ajude a cuidar do espaço. Todas essas medidas também serão somadas às câmeras de vigilância da base da Guarda Municipal (localizada em frente ao local) e às rondas dos agentes.

“Conseguimos acabar com o vandalismo no autódromo e é isso que a gente quer fazer aqui, na praça Sul e na praça Norte. Queremos fazer uma PPP (Parceria Público-Privada), em que a FEL utiliza o espaço durante o dia e à noite ele fica disponível para uso de outra entidade. Isso pode ajudar nos custos, por exemplo, de segurança especializada”, observou Madureira.

A busca por convênios também é uma expectativa da FEL para aumentar a programação de atividades físicas e de lazer. “Pensamos até nas associações de bairros e escolas”, completou. O valor total do contrato é de R$ 1.661.067,41 e a empresa responsável pela obra é a Iguaçu Construções e Comércio Ltda., de Londrina. A data prevista para o término das obras é dia 26 de junho.

ATIVIDADES

* Ginástica e alongamento para todas as idades - Terça e quinta, das 8h às 9h; Quarta e sexta, das 9h às 10h e das 16h às 17h

* Futsal de 9 a 13 anos - Terça e quinta, das 8h às 10h

*Natação

- de 9 a 15 anos - Terça e sexta, das 10h às 11h e 11h às 12h

- de 9 a 12 anos - Terça e quinta, das 14h às 15h; Quarta e sexta, das 15h às 16h

- de 13 a 15 anos - Terça e quinta, das 15h às 16h

- de 15 a 17 anos - Terça e quinta, das 16h às 17h

- A partir de 18 anos - Quarta e sexta, das 16h às 17h

*Hidroginástica - terça a sexta, das 10h às 11h; 11h às 12h; 14h às 15h; 15h às 16h; 16h às 17h

*Treinamento Funcional a partir de 16 anos - quarta e sexta, das 15h às 16h

O Centro Esportivo Maria Cecília fica na rua Luis Brugin, 610, conjunto Violim