Como parte da programação do Junho Laranja (mês de luta contra queimaduras), o Centro de Tratamento de Queimados do HU (Hospital Universitário) de Londrina realiza o concurso de desenho para crianças de até 10 anos - “Prevenção de Queimaduras”.

O objetivo do concurso é despertar nas crianças a consciência dos perigos dos materiais inflamáveis e prevenção a queimaduras. Os desenhos vão ser recebidos apenas online, pelo link do “Google forms” https://shre.ink/HPVg , na forma digitalizada ou foto nítida. Depois serão disponibilizados em um álbum na página do facebook do Hospital Universitário da UEL (@huuel) sem identificação de autoria, sendo eleito o vencedor do concurso o desenho mais curtido na página do HU-UEL, até as 16h de 3 de julho. A partir daí o autor do desenho terá o nome divulgado.

O prêmio é simbólico, sendo uma caixa de lápis de cor com 24 cores. Além disso, o desenho será capa do Facebook do Centro de Tratamentos de Queimados (@ctqhuuel) durante o mês de julho.

As regras do concurso estão disponíveis na página do facebook @huuel e também no link de inscrição https://shre.ink/HPVg

REGULAMENTO

- O Concurso de desenho para criança “Prevenção de Queimaduras” é uma ação exclusivamente cultural e recreativa, sendo a participação voluntária e desvinculada da aquisição de qualquer bem, serviço ou direito.

- O objetivo do concurso é despertar nas crianças a consciência dos perigos dos materiais inflamáveis e formas de prevenção a queimaduras.

- Podem participar crianças com até 10 anos, com supervisão do responsável legal.

- Prêmio: uma caixa de lápis de cor com 24 cores. Além disso, o desenho será capa do facebook do Centro de Tratamentos de Queimados (https://www.facebook.com/ctqhuuel/) durante o mês de julho.

- O prêmio deverá ser retirado pelo responsável legal do ganhador, ou pessoa autorizada pelo mesmo, no endereço do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (Av. Robert Koch, 60 - Londrina/PR).

- Os desenhos precisam seguir o tema “Prevenção de Queimaduras” e remeter a formas de prevenção de queimaduras.

- Os desenhos serão recebidos de 6 a 25 de junho de 2023, APENAS pelo link “Google forms” https://shre.ink/HPVg na forma digitalizada ou foto nítida, até 1 mega. É necessário ter conta de e-mail. O link será divulgado na página do facebook do Hospital Universitário da UEL (https://www.facebook.com/huuel/) e demais meios de comunicação.

- O desenho não deve conter a identificação da criança.

- Os desenhos recebidos serão disponibilizados em um álbum na página do facebook do Hospital Universitário da UEL (https://www.facebook.com/huuel/), sem a identificação de autoria, sendo eleito o vencedor do concurso o desenho mais curtido (ou outras reações), comentários não serão computados, na página do HU/UEL, até às 16 horas, do dia 03 de julho. A partir daí o autor do desenho terá o nome divulgado.

- Em caso de empate, o vencedor será definido pelos coordenadores da campanha “Junho Laranja. Mês de luta contra queimaduras” do Hospital Universitário da UEL.

- Não há limite de quantos desenhos um participante pode submeter, mas cada envio deve ser único pelo link “Google forms” https://shre.ink/HPVg .

- Serão desclassificados os trabalhos que não apresentarem as informações solicitadas pelo sistema, os que não se enquadrarem no tema ou nas especificações destas regras, bem como aqueles decorrentes de plágio ou fraude. Os desenhos devem ser totalmente desenvolvidos pela criança participante.

- A divulgação do resultado será dada no dia 03 de julho, após apuração, na página do facebook do Hospital Universitário da UEL (https://www.facebook.com/huuel/) e por telefone ao ganhador.

- A inscrição no concurso implica autorização tácita do autor ou do responsável legal para utilização, a título universal, definitivo e gratuito, ao público em geral, de todo e qualquer tipo de comunicação, divulgação, veiculação e publicidade/promoção relativa ao seu nome, imagem, voz e trabalho produzido no âmbito do concurso ou dos eventos relacionados ao concurso, em qualquer meio, incluindo eletrônicos e na internet, desde que vinculado ao Concurso de desenho “Prevenção de Queimaduras” do Hospital Universitário da UEL.

- Os casos omissos não previstos serão resolvidos pelos coordenadores da campanha “Junho Laranja. Mês de luta contra queimaduras” do Hospital Universitário da UEL

NÃO SE CHOQUE

O Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras é celebrado oficialmente em 6 de junho. A campanha é concebida pela SBQ (Sociedade Brasileira de Queimaduras) e o tema central deste ano é “Não se choque: eletricidade queima”.

Segundo a SBQ, a escolha do tema veio após a divulgação do Boletim Epidemiológico de dezembro de 2022, do Ministério da Saúde. O documento alertou para a necessidade de medidas incisivas para diminuição das taxas de acidentes elétricos. Entre 2015 e 2020, ocorreram 19.772 óbitos por queimaduras no Brasil, a eletricidade foi responsável por 9.117 óbitos, correspondendo a 46,1% do total.

A queimadura elétrica tem grande potencial de causar óbito imediato no momento do trauma, correspondendo a 70% das ocorrências. As sequelas podem ser significativas, incluindo grandes amputações.

A faixa etária de 20 a 59 anos é a mais acometida, devido à relação com a atividade produtiva ou laboral, sendo a construção civil informal uma das atividades mais vulneráveis para estes acidentes. De acordo com dados divulgados pela Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), o Paraná ocupa o 20º lugar em número de mortes por milhão de habitantes envolvendo acidentes elétricos.

MATERIAL GRÁFICO

O Centro de Tratamento de Queimados do HU, neste ano, conta com parceria com curso de especialização em Direção de Arte: Design e Comunicação, coordenado pelo professor Rogério Zanetti Gomes, do Departamento de Design Gráfico. O material gráfico da campanha foi elaborado pelos alunos do curso e envolveu diversas matérias. Os alunos dividiram-se em seis grupos e cada um criou uma identidade visual. As peças serão divulgadas nas redes sociais do HU durante todo o mês de junho.

O Junho Laranja conta com apoio da Copel. A empresa já promove ações de prevenção contra acidentes elétricos. Para a campanha, disponibilizou espaço de divulgação em seu site. Além disso, profissionais da Companhia serão parceiros como fontes de informações de prevenção em materiais divulgados durante o mês.

(Com informações da assessoria e da Agência UEL)