O Centro de Emergência e Trauma da Santa Casa de Londrina foi revitalizado e reinaugurado no sábado (16). Ao todo, o valor das obras foi de R$ 3,3 milhões, sendo R$ 3,2 milhões da Sesa (secretaria de Estado da Saúde) e o restante de contrapartida da Iscal (Irmandade da Santa Casa de Londrina). O espaço é destinado a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

O novo centro contará com oito leitos de observação, sala de Raio-X e estrutura para atendimento emergencial. A ação visa garantir melhor qualidade de atendimento para a região, além de fortalecer a estratégia de regionalização dos serviços de saúde.

Além disso, a modernização abrangeu todo o sistema de prevenção de incêndios na área histórica do hospital, com a instalação de alarmes, detecção, hidrantes, corrimãos e portas corta-fogo, seguindo as normativas do Corpo de Bombeiros.

A unidade de internação do hospital também recebeu obras. Ela foi construída em 1977 e a última reforma havia acontecido na década de1980. Com os investimentos, 606 m² do espaço foram revitalizados, o que inclui 28 leitos, além de estruturas de apoio.

LEIA TAMBÉM:

= Santa Casa abre novo Pronto Atendimento

= Nova Administração na Santa Casa

PRÓXIMA ETAPA

A área inaugurada representa 66% do total de reforma prevista no convênio 006/2022. A conclusão de toda obra deve ocorrer nos próximos meses.

Na segunda etapa de reforma do CET e estruturas de apoio, serão modernizados 1.117,71 m²*, sendo 487,80 m² do CET com uma unidade de internação de 16 leitos e exames por imagem; 559,91 m² na Unidade 10, com 27 leitos de internação e as estruturas de apoio; e 70 m² da agência transfusional

“Com a conclusão desta reforma em breve, concluiremos a ampliação e modernização de toda área destinada à assistência na Santa Casa de Londrina. Ou seja, nossos pacientes estarão bem instalados, com conforto e bem-estar em qualquer setor dos blocos da Nova Santa Casa. Os blocos no novo hospital são integrados por um amplo pátio de convivência com área verde que intensifica a humanização no cuidado”, afirma o superintendente da Iscal, Fahd Haddad.

Imagem ilustrativa da imagem Centro de Emergência e Trauma da Santa Casa é revitalizado
| Foto: Divulgação- Sesa/AEN

TOTAL DE LEITOS

Com a ampliação e as reformas a serem concluídas nos próximos meses, a Santa Casa Terá capacidade máxima de 394 leitos, sendo 326 de internação e 68 de UTI adulto. A maioria, 54%, é destinada ao SUS - são 212 leitos, sendo 172 leitos de internação e 40 de UTI.

Já para convênios de saúde são 182 leitos, divididos em 154 de internação e 28 de UTI.

"A Santa Casa é um lugar importante, com alto fluxo de pacientes. Precisávamos melhorar o espaço para que sempre tenha as portas abertas", destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, durante a inauguração.

(Com informações da Santa Casa de Londrina e Agência Estadual de Notícias)