Centro de Apoio Esperança realiza leilão beneficente
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Érika Gonçalves <br> Reportagem Local 
O Centro de Apoio Esperança (CAE) realiza no dia 27 de agosto o 2º Leilão Esperança, quando poderão ser arrematados 120 bezerros para recria e engorda. O objetivo é angariar recursos para a construção de sua sede própria e aumentar a capacidade de atendimento às pessoas que realizam tratamento contra o câncer.
De acordo com a presidente Iracema Ferreira dos Santos, o CAE, fundado em 2002, oferece hoje 11 leitos para pernoite e também para os pacientes que precisam fazer tratamentos prolongados, funcionando como um albergue. Além disso, são servidas 70 refeições diárias para pacientes e acompanhantes, que vêm de 110 municípios do Paraná, São Paulo e até Minas Gerais, além, é claro, dos londrinenses que procuram a instituição.
''Os tratamentos às vezes duram mais de um mês, as pessoas vêm de cidades distantes e permanecem conosco o tempo que for necessário. Também servimos como ponto de apoio para aqueles que vêm para consulta ou tratamento de apenas um dia. Aqui eles podem almoçar, tomar café da tarde e até jantar, enquanto aguardam seu atendimento ou o transporte para levá-los para casa'', explica.
Com a construção da nova sede, a entidade passará a contar com 35 leitos e poderá oferecer 120 refeições diárias. ''Ficamos próximos ao Hospital do Câncer, por isso nossa demanda é grande. Quem fica aqui não gasta absolutamente nada'', ressalta.
O terreno de 250 metros quadrados foi comprado com recursos angariados em dois bazares de produtos fornecidos pela Receita Federal e no 1º Leilão. Agora os voluntários esperam conseguir valor suficiente para iniciar a construção e adiantar boa parte do projeto.
A entidade mantém convênio com 10 municípios da região, que colaboram com um salário mínimo mensalmente. Os repasses, segundo Iracema, são suficientes para pagar apenas as despesas com a casa e com funcionários. Os alimentos vêm de doações da comunidade.
O Centro também aceita doações de roupas de cama, material de construção e dinheiro. Iracema alerta que o CAE não vende produtos nem faz pedidos de doações por telefone ou porta a porta. ''Quem quiser doar pode vir conhecer nossa sede'', convida.
A gerência de Gestão de Convênios da Secretaria de Ação Social de Londrina informou que não está autorizada a repassar recursos para o Centro de Apoio Esperança porque a atividade desenvolvida não se enquadra em nenhuma das que o município está autorizado a financiar por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Serviço - O 2º Leilão Esperança será em 27 de agosto, a partir das 14 horas, no Recinto José Garcia Molina, no Parque Ney Braga. Interessados em conhecer a instituição ou fazer doações podem ligar para (43) 3341-8814 ou ir à Rua Sílvio Pegoraro, 283, Jardim Petrópolis, de segunda a sexta-feira.


