A Secretaria Municipal de Assistência Social inaugura hoje, às 14h30, o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas). ''Neste novo espaço vai funcionar um serviço sócio-assistencial de proteção à criança e ao adolescente vítima de violência sexual'', explicou a secretária Maria Luiza Rizotti.
Segundo ela, o Creas atenderá todos os tipos de violência. Ela disse que para isso houve uma ampliação da sede, da equipe e também do número de parceiros. Além da Prefeitura de Londrina, do governo federal e do Núcleo Social e Evangélico de Londrina (Nuselon), o Creas vai contar com a parceria do governo do Estado.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Londrina, Télcia Lamônica de Azevedo Oliveira, disse que mais nove profissionais foram contratados para integrar a equipe do Creas. ''Ao todo, estamos com 23 profissionais. São psicólogos, assistentes sociais, terapeuta familiar, equipe de apoio e educadores sociais'', informou.
Ela lembrou que Londrina não possuía um serviço como este. ''Ele é extremamente importante, porque não tínhamos um serviço público que atendesse todas as formas de violência. Vamos atender nas áreas urbana e rural com uma equipe especializada'', destacou. Segundo Télcia, as famílias das crianças e adolescentes também receberão atendimento. ''Não tem como atender só a criança e o adolescente'', ressaltou.
Ela informou que os novos profissionais da equipe estão em fase de adaptação desde o início deste mês, mas que já estão realizando atendimentos. ''Por enquanto estamos atendendo das 8h às 17h. Nossa ação não é só aqui. A proposta é ir aos bairros e regionalizar o atendimento.''

mockup