Central da Guarda Municipal recebe média de 62 ligações por dia
Secretaria de Defesa Social divulgou balanço das atividades realizadas em 2024, entre repressão a crimes, fiscalização de trânsito e Defesa Civil
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 30 de janeiro de 2025
Secretaria de Defesa Social divulgou balanço das atividades realizadas em 2024, entre repressão a crimes, fiscalização de trânsito e Defesa Civil
Reportagem local

A SMDS (Secretaria Municipal de Defesa Social) divulgou um balanço das atividades realizadas pela GM (Guarda Municipal) e pela Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil) ao longo de todo o ano passado. De acordo com o Setor de Estatística da pasta, entre janeiro e dezembro de 2024, a Central de Emergência e Monitoramento da Guarda Municipal realizou um total de 22.809 atendimentos às chamadas que chegaram via telefones 153 (GM) e 199 (Defesa Civil), uma média de 62 ligações por dia.
No mesmo período, a Central registrou 66 ligações por engano, número quase 90% menor que o contabilizado em 2023, quando foram 594. A quantidade de trotes nos telefones de emergência da Secretaria também caiu entre um ano e outro (87%), passando de 344 para 43 casos, o que a pasta atribuui a campanhas educativas.
No último ano, o serviço de fiscalização de trânsito da GM lavrou 18.268 autos de infração. O setor contabilizou ainda 1.277 veículos, sendo 676 carros, 560 motos, entre outros, que foram recolhidos ao pátio municipal por terem sido flagrados com diversas irregularidades e, em vários desses casos, por estarem colocando em risco a segurança do trânsito.
Durante os patrulhamentos realizados pelas equipes da GM no entorno dos prédios públicos, foram registrados 174 flagrantes relacionados ao achado de entorpecentes e ocorrências de tráfico de drogas. A Guarda Municipal também apreendeu quase 135 kg de substâncias entorpecentes variadas, sendo 129,224 kg de maconha, 4,492 kg de cocaína e 1,088 kg de crack, além de 247 comprimidos de ecstasy, 114 porções de haxixe e 44 frascos de lança perfume.
Em 2024, a GM realizou 81 encaminhamentos para delegacias da cidade, sendo 60 homens e 13 mulheres, além de oito adolescentes, resultado do trabalho de todos os grupamentos da Guarda, entre eles o Grupo de Operações com Cães (GOC).
O balanço do ano passado, trouxe ainda 400 casos de flagrantes de violência contra a mulher, sendo 233 atendimentos a medidas protetivas descumpridas e 167 para casos sem medida judicial. No período, 105 agressores foram detidos em flagrante.
O botão de emergência, disponibilizado pelo aplicativo da Guarda Municipal a todas as mulheres que têm medida protetiva, foi acionado 106 vezes ao longo de 2024. A Patrulha Maria da Penha da GM é um serviço amparado pela lei municipal nº 13.276/2021, que instituiu a Patrulha em Londrina como instrumento de atuação na proteção, prevenção, monitoramento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica.
Guarda escolar
Em 2024, o projeto Palestras nas Escolas da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) alcançou todas as 88 escolas municipais, incluindo unidades em distritos e assentamentos, beneficiando 7.700 crianças e adolescentes com temas educativos. O projeto Guarda Municipal Mirim (GMM) atendeu 218 alunos de quatro escolas municipais, certificando-os ao final. O GMEC também registrou 26 fichas Sinan para encaminhamento à rede de proteção infantil. Além disso, a ação voluntária Papai Noel Azul beneficiou 820 crianças em creches e projetos sociais com a entrega de presentes e interação comunitária.
Alunos e servidores das escolas municipais, todas as equipes operacionais da Guarda Municipal realizaram 13.267 ações de acompanhamento de entrada e saída, nos períodos matutino, vespertino e noturno, no caso da Educação de Jovens e Adultos.
Defesa Civil
No ano passado, a Compdec registrou 320 ocorrências pelo telefone 199, sendo 211 quedas de árvore; 40 contenções de derramamento de óleo na pista; 28 alagamentos; 18 deslizamentos; 16 destelhamentos; cinco inundações e um caso de enxurrada. As equipes realizaram ainda 195 vistorias em residências, estabelecimentos comerciais e prédios públicos com riscos estruturais.
Em 2024, a Defesa Civil Municipal também coordenou, com o apoio de outros órgãos e da própria população londrinense, o recebimento de donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Ao todo, mais de 120 toneladas de alimentos foram gerenciadas e despachadas pelo órgão.
A pasta destacou também ações de apoio a outros orgãos e investimentos no setor administrativo e em capacitações, instruções e atualizações de métodos e procedimentos, necessários para o bom desempenho das atividades diárias dos guardas municipais. Em 2024 foram ministradas 1.852 horas-aula em cerca de 27 atividades.
Os telefones da Guarda Municipal de Londrina (153) e da Defesa Civil Municipal (199) estão à disposição dos londrinense todos os dias da semana, 24 horas. Outra ferramenta de contato da população com a GM é o aplicativo 153 Cidadão, que está disponível para download e é gratuito.(Com informações do N.Com)

