O Cemitério João XXIII, localizado no Jardim Higienópolis (área central de Londrina), recebeu a instalação de sete postes com iluminação LED, mais duráveis e econômicas e com poder de iluminação melhor do que as luminárias tradicionais.O João XXIII é um dos cemitérios mais antigos da cidade, tendo sido fundada em 1964.

Foram instaladas 14 luminárias distribuídas em sete postes.
Foram instaladas 14 luminárias distribuídas em sete postes. | Foto: Divulgação/Sercomtel Iluminação

A Sercomtel Iluminação, que elaborou e executou o projeto, instalou 14 luminárias no espaço. Embora não seja a iluminação com o mesmo padrão das praças da cidade, o superintendente da Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários), Leonilso Jaqueta, ressalta que a nova estrutura servirá para inibir furtos e vandalismos. “A claridade facilitará a visualização deles. Isso consequentemente também facilitará o trabalho da Guarda Municipal. Fundamentalmente é isso”, relata.

Em maio de 2018 o cemitério foi um dos alvos de ladrões. Naquela época somente em um corredor, dos 68 jazigos existentes, 51 tiveram alguma peça levada, entre placas, imagens, crucifixos e puxadores furtados.

ALAMBRADO

O antigo alambrado que delimitava o cemitério foi substituído por uma cerca do tipo palito, feita em concreto, e recebeu calçamento de blocos intertravados (os chamados pavers) em seu entorno. “O que havia lá era um alambrado velho e cheio de buracos. Com isso teremos mais segurança no local”, explica Jaqueta. Além disso, o estacionamento do espaço foi remodelado e o recebeu intervenções para melhorar a acessibilidade, o que torna o espaço mais funcional, com a realização de pintura completa e sinalização.A reforma levou em consideração a característica de área verde que marca o entorno e buscou preservar esse aspecto.

Segundo Jaqueta, os furtos tinham sido zerados no ano passado, mas há 30 dias aproximadamente houve a prisão de uma pessoa que estava com 35 placas furtadas dos cemitérios. “Essas placas estão à disposição das famílias”, observa.

'A GENTE FICA TRISTE'

A dona de casa Maria de Fátima Pandolfe da Silva não visitava o túmulo da família desde novembro do ano passado e quando retornou nesta terça-feira (3) constatou que ladrões tinham furtado os puxadores do jazigo. “Não é de agora que está essa roubalheira. Os ladrões já vinham roubando os outros túmulos. Quando cheguei desta vez foi o meu neto quem viu que tinham furtado os puxadores de bronze. A gente fica triste com isso”, lamenta.

Imagem ilustrativa da imagem Cemitério João XXIII recebe iluminação para coibir furtos e vandalismo
| Foto: Divulgação/Sercomtel Iluminação

Ela afirma que a implantação das melhorias no cemitério ficou boa. “Mas essas melhorias ficaram boas para os bandidos também. Com mais iluminação os bandidos conseguem enxergar bem o que vão roubar. O mesmo vale para os vândalos”, argumenta Silva, alegando que se não houver seguranças para coibirem a ação dos bandidos, de nada adianta iluminar tudo.

OUTROS LOCAIS

A Sercomtel Iluminação pretende instalar LED no interior dos cemitérios Padre Anchieta, no Jardim Ideal (região leste) e no São Pedro (centro). Os projetos de implantação da nova iluminação nas três áreas estão orçados em R$ 139.908,41. O próximo a ser atendido será o Anchieta, que receberá 9 postes e 18 luminárias. Na sequência será o São Pedro, com 17 postes e 18 luminárias. “Vamos fazer isso no menor espaço de tempo possível”, garantiu o presidente da Sercomtel Iluminação, Luciano Kühl.

Segundo Jaqueta, o prazo de conclusão ainda está indefinido por ser ano eleitoral. “Pretendemos iniciar a iluminação na próxima semana no cemitério José Anchieta, mas a reforma deve ser concluída até o segundo semestre”, aponta.

Em seguida será implantada a iluminação no cemitério São Pedro, cemitério que chegou a registrar no passado um furto por dia, inclusive com tentativa de levar estátua de bronze de dois metros de altura. “Esses três são os locais mais visitados por esses vândalos e ladrões. O São Pedro, da área central, já levantamos os muros para um padrão de 2,70 metros altura. Estamos iniciando nesta semana a pintura do muro onde ela ainda não foi realizada”, destaca. O São Pedro é o único que possui monitoramento por uma câmera, instalada em uma torre da Acesf. Ainda não há previsão de instalação de câmeras em outros cemitérios.

Jaqueta afirma que a Acesf já estuda estender o projeto de modernização da iluminação para os demais cemitérios da cidade, o Jardim da Saudade e o São Paulo. “O Jardim da Saudade iniciamos a reforma com mão de obra própria. O projeto inclui a reforma das capelas mortuárias. Queremos deixar tudo pronto até o segundo semestre”, aponta o superintendente da Acesf.

A Guarda Municipal foi procurada, mas preferiu não se manifestar sobre como essa nova estrutura pode influenciar no trabalho de sua equipe.