CEI investiga maus tratos contra presos em Campo Mourão
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 09 de abril de 1998
Sid Sauer 
A Câmara de Vereadores de Campo Mourão aprovou esta semana a criação de uma comisão especial para investigar denúncias de maus tratos contra presos da cadeia pública da cidade. A sugestão foi apresentada pelo vereador Júlio Vieira dos Santos (PDT), que tem um filho preso. Segundo ele, é possível coletar informações com presos e parentes sobre os maus tratos a que estariam sendo submetidos os presidiários. O vereador diz ter cartas em que presos denunciam o tratamento. Ele não revela o conteúdo dos documentos.
Com a aprovação do requerimento, o presidente da Câmara, Édson Battilani (PSDB), nomeou cinco vereadores para compor a comissão. Os trabalhos devem começar na semana que vem com uma reunião preliminar, quando deverão ser eleitos o presidente e o relator do grupo. Na sequência, a comissão vai visitar a cadeia e conversar com os presos. Também deverão ser ouvidos parentes de presos e policiais que trabalham na 16ª Subdivisão Policial.
A cadeia não tem as mínimas condições e deve ser interditada, acusa Santos. Ele ameaça preparar um abaixo-assinado caso a polícia não tome providências. Segundo ele, presos chegaram a ser torturados após uma rebelião no início do ano.


