Os professores do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) decidiram suspender a greve e voltar às aulas no dia 27 de julho. Segundo o presidente da Seção Sindical dos Docentes do Cefet-PR (Sindocefet), Ivo Pereira de Queiroz, a volta ao trabalho não significa o fim da mobilização dos professores. ‘‘Vamos continuar atentos porque estamos saindo do movimento pior do que entramos, pois não conseguimos a reposição salarial que e categoria reivindicava’’, reclamou.
O comando de greve deve se reunir ainda esta semana com a diretoria da instituição para aprovar a reestruturação do calendário de atividades. O novo calendário deve passar pela aprovação dos professores em assembléia e pelo Conselho Diretor do Cefet-PR antes das aulas recomeçarem. Os professores devem realizar outra assembléia dentro de 120 dias para reavaliar o movimento, pois a categoria aguarda a concretização de uma proposta sinalizada pelo Ministério da Educação: oferecer bolsas para a categoria. Segundo o presidente do Sindocefet, os professores estão aguardando a proposta do governo federal se concretizar, e se nada acontecer não descartam uma nova paralisação. ‘‘Estamos vigilantes e aguardando’’, avisa.
UFPR - Os professores da Universidade Federal do Paraná ainda não chegaram a um acordo com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) sobre o período de recesso entre os semestres letivos. Em reunião na manhã de ontem, o Cepe exigiu que os professores apresentassem formalmente um ‘pedido de reconsideração do calendário’.
Segundo o presidente da Associação dos Professores da UFPR, José Roberto Braga Portella, os professores têm dez dias para enviar o pedido. Antes, porém, devem se reunir novamente para avaliar se vale a pena constestar a proposta do Cepe, que prevê uma semana de exames e uma de matrículas.
A idéia dos professores não é muito diferente. Eles pedem apenas um recesso um pouco mais longo antes do começo do segundo semestre letivo, previsto para outubro, alegando que precisam descansar depois de um processo estressante de greve.

mockup