Giordani Rodrigues
Especial para a Folha
De Curitiba
O Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) criou uma comissão para investigar as denúncias de fraude no concurso vestibular 2000. A previsão é que na sexta-feira, uma nota e um edital com os resultados das averiguações sejam publicados na imprensa, bem como as providências que serão adotadas. ‘‘A decisão será feita de forma a não prejudicar nenhum aluno’’, garantiu Baldessar.
A falha que ocorreu no segundo dia do vestibular do Cefet, encerrado anteontem, está fazendo com que os candidatos suspeitem de fraude. As respostas corretas de um quarto das provas de Química estavam grafadas com letras mais claras, permitindo sua identificação. Com isso, pouco mais de 2 mil candidatos, do total de 9.195, teriam sido beneficiados.
O presidente da comissão do vestibular do Cefet, Pedro Sérgio Baldessar, afirmou que o problema realmente ocorreu com mais da metade das respostas de um dos modelos da prova de Química, mas não crê em qualquer possibilidade de fraude. Ele também descarta uma possível sabotagem, alegando que apenas quatro funcionários do Cefet, com vários anos de serviço, têm acesso às provas. ‘‘Nós trabalhamos há muito tempo com vestibulares e conhecemos os esquemas de fraude. O que ocorreu foi um engano na transmissão de um dos arquivos de dados para a gráfica’’, afirmou.
José Luís Chong, diretor do curso Apogeu, único em Curitiba que prepara especificamente para o Cefet, disse que a irregularidade foi detectada logo após o término do segundo dia de exames, quando os alunos do Apogeu foram conferir o gabarito.
Tuiuti Terminam hoje as inscrições para o vestibular de verão da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Os candidatos inscritos irão disputar 4,25 mil vagas em 26 cursos ofertados. Os interessados deverão fazer a inscrição entre as 9 e 21 horas.