O coordenador do Centro de Direitos Humanos (CDH) de Londrina, Gelson Gil, e o padre César Braga de Paula entregaram ontem um documento ao comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Rubens Guimarães de Souza. Eles pedem providências contra a abordagem violenta de alguns policiais. A carta foi assinada pelo arcebispo da cidade, dom Albano Cavalin, o bispo-auxiliar, dom Vicente Costa, e o Conselho de Presbíteros.
Padre César, que representou dom Albano, afirmou que ''após a questão da violência, que aconteceu no Zerão, nós (representantes da Igreja) fizemos várias discussões e encaminhamos uma carta ao CDH''. Ele se referia ao dia 25 de novembro, quando policiais da Ronda Ostensiva de Natureza Especial (Rone) teriam abordado um homem de foram violenta. Os frequentadores do Zerão reagiram e um dos policiais teria dado dois tiros para o alto. Houve também uma troca de tiros entre jovens. Padre César acrescentou que a Igreja ''acredita que a polícia tem que ser parceira na solução dos conflitos da sociedade e não gerar mais violência''.
O documento será entregue amanhã ao vice-governador eleito Orlando Pessuti (PMDB) por Jorge Custódio, do CDH. ''Pedimos para que se tenha uma política mais eficaz e humana na questão da violência'', informou o padre.
Comandante Guimarães disse que o caso do Zerão está sendo apurado. ''Tive uma reunião hoje (ontem) de manhã com policiais da Rone para que eles diferenciem a abordagem de apoio das que precisem da polícia de Choque.''

mockup