Londrina celebra nesta semana o padroeiro da cidade. Na sexta-feira (19), feriado municipal, será comemorado o dia do Sagrado Coração de Jesus, festa cristã e que neste ano terá adaptações em razão das medidas de isolamento e distanciamento social impostas pela pandemia do coronavírus. A tradicional quermesse no estacionamento da Catedral Metropolitana dará lugar a uma feijoada e os momentos de oração vão ser on-line.

Imagem ilustrativa da imagem Catedral celebra padroeiro de Londrina com transmissões e drive-thru
| Foto: Foto: Marcos Zanutto/ 26-09-2019

“É um dia especial para todas as pessoas, independente da religião. É uma maneira de reafirmar o quarto evangelho da Bíblia (de João), em que Jesus verteu sangue e água (após ter o lado perfurado por um soldado com uma lança quando estava na cruz, segundo as escrituras). É a perfeição do humano com o divino”, destacou padre Rafael Solano, responsável pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que é a Catedral.

Na quinta-feira (18), a partir das 18h, haverá o canto solene das vésperas, como preparação. A transmissão acontecerá nas redes sociais da Arquidiocese de Londrina e Catedral. Na sexta-feira, às 9h, será inaugurada a nova cripta da igreja, que passou recentemente por reforma. No espaço estão enterrados os arcebispos de Londrina Geraldo Fernandes e Albano Cavallin.

FEIJOADA

Na sequência, o atual arcebispo, dom Geremias Steinmetz, vai celebrar a missa solene. “Teremos a presença de um grupo do clero e 12 fiéis que participaram do desenvolvimento da cripta. Tudo respeitando o distanciamento e outras medidas de segurança”, destacou. Os dois atos da sexta poderão ser acompanhados pelas redes sociais. As missas abertas para fiéis estão suspensas na Arquidiocese desde março. No passado, mais de 15 mil pessoas passaram pela Catedral no dia do padroeiro.

Após a celebração eucarística, a comissão que organiza a festa promoverá uma feijoada, no sistema drive-thru, no estacionamento da Catedral. Também terá um local dedicado para a retirada das pessoas que forem a pé. O custo é de R$ 40 e a porção vai com torresmo e farofa. O dinheiro das vendas será revertido para projetos sociais, que ajudam famílias carentes do jardim União da Vitória (zona sul), cooperativa de recicladores e manutenção das obras dos Vicentinos.

O encerramento, às 15h, terá um momento de oração on-line com o movimento Apostolado da Oração, com exposição e adoração do Santíssimo Sacramento e benção sobre a cidade.

REFLEXÃO

Segundo Solando, apesar da celebração deste ano ser adaptada, é uma oportunidade de reflexão interior. “Que possamos fazer um encontro com Deus, no interior do trabalho, da solidariedade, para que o dia que tudo voltar ao ‘novo normal’ possamos sentir um pouco mais de tranquilidade”, apontou. “A fé é necessária e uma das virtudes que mais peço a Deus. Tem que ser um pedido constante e isto que sustenta muitas pessoas que estão perdendo o rumo em meio a tantas dificuldades”, acrescentou.

A festividade do Sagrado Coração de Jesus acontece anualmente na sexta-feira seguinte ao Corpus Christi. O coração é mostrado na Bíblia como símbolo do amor de Deus. Na Igreja Católica, passou a ser celebrada mundialmente em 1856. “O Coração de Jesus é fonte de misericórdia diante da realidade do nosso mundo, de unidade da Igreja e santificação do clero”, elencou.

MISSAS

Em reunião na semana passada, padres e o arcebispo, dom Geremias Steinmetz, decidiram, em reunião remota, manter a suspensão das missas com presença de fiéis até o final de junho. O prazo anterior ia até 15 deste mês. Entre os argumentos sustentados está o momento de crescente confirmações de coronavírus e mortes no País, em especial em Londrina e região metropolitana.

Os poderes municipal e estadual liberaram a realização de cultos e missas a partir da adoção de uma série de medidas restritivas. A Arquidiocese autorizou que as igrejas abram, entretanto, apenas para orações pessoais e atendimentos individuais. Na Catedral, os fiéis podem frequentar das 8h30 às 16h.

SERVIÇO - A feijoada pode ser adquirida na secretaria da Catedral Metropolitana ou pelo site catedrallondrina.com.br. Mais informações pelo fone (43) 3324-5255 ou (43) 99992-5255. A programação será transmitida na página facebook.com/catedrallondrinaPR .