Catadores invadem área do Fundepar
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 07 de setembro de 2006
Fábio Galão<br>Equipe da Folha 
Curitiba - Famílias de catadores de materiais recicláveis ocuparam ontem pela manhã uma área que pertence ao Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná (Fundepar), na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Segundo Onélia Passaroti, representante do Centro de Apoio aos Catadores de Materiais Recicláveis, cerca de 15 famílias montaram acampamento no local.
Ela explicou que os catadores são vinculados à Associação Novo Amanhecer. ''Eles foram despejados há poucos dias de um barracão, porque não tinham como pagar o aluguel. Antes disso, há cerca de dois meses, eles haviam solicitado um barracão ao governo do Estado, mas não foram atendidos'', disse Onélia.
Segundo o diretor administrativo e financeiro da Fundepar, Altevir Rocha de Andrade, a entidade não tomará nenhuma medida judicial até segunda-feira, quando será realizada uma reunião entre os catadores e a diretoria do instituto.
''Conversamos com eles. Eles queriam uma decisão, mas não dá para resolver uma situação como essa em um feriado. Democraticamente, não quisemos que a polícia tentasse retirar as famílias, até porque há crianças no local'', explicou Andrade. O diretor comentou que ficou acertado que os catadores e as famílias ficarão no pátio da área.
Segundo a Fundepar, no local funciona uma estrutura de logística do instituto, para distribuição de merendas e equipamentos escolares.


