Curitiba - A quantidade de casos autóctones de dengue (adquiridos dentro do Estado) cresceu 1.097,3% no Paraná em relação ao ano passado. O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) aponta que, da semana 31/2012 a 10/2013 (de 1º de janeiro a 11 de março) foram 9.183 casos. No mesmo período da semana 31/2011 a 10/2012 foram 767 casos. Os dados foram divulgados nesta semana.
De acordo com a Sesa, os registros autóctones são mais preocupantes do que os importados, pois têm maior potencial para desencadear uma epidemia - já que se trata de um caso local. "Os casos importados ocorrem normalmente em períodos de férias. As pessoas vão para outros Estados ou países e podem adquirir a doença nestes locais. Agora, quando o mosquito está presente dentro do Estado, a situação muda, porque o risco de epidemia cresce", reforçou o coordenador da Sala de Situação da Dengue no Paraná, Ronaldo Trevisan.
Ainda segundo informações da secretaria, uma série de fatores influenciou no aumento das ocorrências: antecipação do momento epidêmico em relação ao ano anterior, condições climáticas favoráveis, mudança nas administrações municipais por causa das eleições do ano passado e falta de conscientização da população para prevenir o aparecimento de focos do mosquito Aedes aegypti.
O total de casos confirmados da doença chegou a 9.897 no Estado desde agosto de 2012 (início do calendário epidêmico), sendo 9.183 autóctones e 714 importados. Do total, 8.817 (90%) ocorreram de janeiro até agora, sendo 8.187 autóctones e 630 importados. A quantidade de notificações da doença chegou a 32.934, 7.063 a mais do que o registro no último boletim. A Sesa destacou que 15.473 casos permanecem em investigação. O total de mortes chegou a nove.
Outro problema verificado pela Sesa no último informativo é que das 17 estações meteorológicas sobre as condições climáticas favoráveis à reprodução e desenvolvimento de focos do mosquito, 11 apresentam alto risco e seis, médio risco. "No último ciclo epidêmico (agosto de 2011 a julho de 2012) oito cidades registraram epidemia de dengue. Desta vez, já são 28 e ainda temos o restante de março e o mês de abril que são considerados críticos. Ainda mais com a quantidade de chuva que vem caindo desde o início do ano", observou Trevisan.
As cidades em situação epidêmica são Paranavaí, Campo Mourão, Araruna, Amaporã, Jussara, Nova Aliança do Ivaí, Paraíso do Norte, Porto Rico, Santa Fé, Formosa do Oeste, Japurá, Quinta do Sol, Tamboara, Terra Rica, Primeiro de Maio, Nova Santa Rosa, Inajá, Alto Paraná, Itaúna do Sul, Fênix, São Carlos do Ivaí, Peabiru, Engenheiro Beltrão, Ivatuba, Santa Mônica, Mirador, São João do Caiuá e Terra Roxa.
Ainda segundo o boletim, Londrina tem 179 casos confirmados da doença e 2.509 suspeitos. Outras cidades apresentam números maiores, como Maringá (Noroeste) e Foz do Iguaçu (Oeste). A primeira já registrou 426 casos e tem 1.404 notificações, enquanto que a segunda tem 280 casos confirmados e 1.398 suspeitos.

mockup