Cascavel solicita instalação de Delegacia da Polícia Federal
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 14 de outubro de 2002
Gilmar Agassi<br> Equipe da Folha 
Cascavel - O prefeito de Cascavel, Edgar Bueno (PDT), oficializou ontem o pedido de instalação de uma Delegacia da Polícia Federal (PF) no município. O prefeito esteve acompanhado do Procurador da República em Cascavel, Alexandre Schneider, na delegacia da PF de Foz do Iguaçu, onde entregou um ofício ao delegado-geral da Polícia Federal em Brasília, Armando Possa.
Para Edgar Bueno, ''Cascavel está na rota do crime organizado, do tráfico e do contrabando. Precisamos urgentemente instalar a PF no município''. Ele entende que coibir o crime organizado tornou-se uma prioridade no setor da Segurança Pública em Cascavel.
Segundo o delegado-geral, Armando Possa, o ofício repassado pelo prefeito será imediatamente encaminhado ao Ministério da Justiça. Possa disse que a delegacia já deve estar instalada em Cascavel em 2003. ''Para 2002 não temos mais previsão orçamentária, mas o pedido é justo e com o apoio do Município, o processo será mais rápido'', frisou.
Armando Possa lembrou que também será necessária a criação de funções gratificadas para os futuros policiais que deverão se instalar em Cascavel. ''Vamos articular com os senadores e deputados para que criem os cargos o mais rápido possível'', afirmou o prefeito Edgar Bueno.
O Procurador da República em Cascavel, Alexandre Schneider, ressalta como ponto positivo na instalação da PF, além do combate ao crime e ao narcotráfico, a agilidade nos processos e nos trabalhos de todo setor federal, unindo o Ministério Público Federal, a Justiça Federal e a Polícia Federal. ''Quando se trabalho unido é mais fácil resolver os processos'', comentou Schneider.
Um dos maiores defensores da instalação da PF em Cascavel é o juiz federal Jorge Luiz Ledur Brito. Ele entende que a não existência da delegacia na cidade está ligada à falta de interesses de ''setores políticos, empresariais e comunitários''. O juiz observa que a falta de policiais federais dificulta o trabalho de oficiais de Justiça que não conseguem citar ''políticos e empresários que não os respeitam''.
Maconha - A Polícia Rodoviária Federal apreendeu ontem de madrugada, em Laranjeiras do Sul (138 km a leste de Cascavel), 40 tabletes de maconha pesando 34,4 quilos. A droga estava no ônibus, que seguia de Assunción (PY) para Florianópolis (SC). A substância entorpecente pertencia a uma passageira, de 26 anos, que foi encaminhada à delegacia de Polícia Civil.


