Cascavel O Hospital Universitário (HU) de Cascavel retomou, ontem, o atendimento no Hospital-Dia destinado a pacientes portadores de doenças infecciosas graves, como a Aids, que dependem de hemoglobina para aumentar a resistência do organismo. A decisão de retomar os trabalhos foi tomada em reunião que participaram o diretor-geral do hospital, José Fernando Carvalho de Martins, e a secretária municipal de Saúde, Lilimar Mori.
Ficou acertado também que será assinado um convênio para regulamentar o atendimento. Com a parceria, os pacientes passarão a ser atendidos no Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (Cedip), que funciona no PAC (Posto de Atendimento Continuado), administrado pelo município, enquanto o HU continua com os internamentos e dando a contrapartida necessária para casos complexos.
Até a assinatura do termo, o HU permanece atendendo pacientes no espaço que será reservado ao curso de Farmácia. Neste período, a prefeitura irá encaminhar a documentação para o credenciamento do Hospital-Dia. Lilimar diz que a maioria dos encaminhamentos já foi providenciada, como a destinação de profissionais e verba necessária.
Ela adianta que o Hospital-Dia irá contar com quatro médicos, dois enfermeiros, assistente social, psicólogo, bioquímico e pessoal de apoio. Até o momento, já foram destinados R$ 51 mil para implantação do programa, compra de equipamentos e treinamento do pessoal, a ser feito no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, que faz parte do complexo do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo, centro de referência em tratamento infecto-contagioso no País.
O Hospital-Dia é um programa do Ministério da Saúde que auxilia pacientes com doenças infecto-contagiosas. Hoje são 16 pacientes, 12 crianças e quatro adultos. Eles recebem medicação e retornam para a casa. O tempo de permanência no hospital é, em média, de duas a três horas, mas pode chegar a 12 horas dependendo da complexidade do caso.
O HU havia suspendido os serviços no início desta semana alegando não dispor de médico infectologista e nem de enfermeiras para cuidar dos pacientes.

mockup