Cascavel - A Vigilância Sanitária começou ontem a recolher cerca de 100 mil pneus que serviam de barreiras no Autódromo Municipal de Cascavel. O objetivo do trabalho, que é realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), é retirar os pneus do local onde há várias nascentes. Além disso, a medida visa também eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Vários caminhões estão removendo o material que será transferido para o aterro sanitário municipal enquanto uma pequena parte será utilizada na construção de drenos em áreas rurais. O trabalho deve durar 15 dias. ‘‘A centralização no aterro sanitário possibilita-nos fazer um monitoramento constante desses pneus, evitando a proliferação do mosquito da dengue’’, explica o gerente da Vigilância Sanitária, Valmor dos Passos.
O gerente lembra ainda que, posteriormente, os pneus restantes serão repassados à uma empresa de reciclagem de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, que já mantém um convênio com o município. No início de abril, a empresa iniciou o transporte de um lote de 4 mil pneus que estavam depositados no aterro sanitário e que serão reciclados. De acordo com a parceria, o município receberá R$ 0,30 por pneu de veículo leve e R$ 0,50 por pneu de caminhonete.
A Sema e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) realizaram ainda ontem uma reunião com revendedores de pneus do município para discutir a resolução nº 258 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que trata da destinação dos pneus velhos.

mockup