Cascavel reivindica unidade
Cascavel- O município de Cascavel (Oeste) quer receber um centro de tratamento de queimados. Segundo Reginaldo Roberto de Andrade, assessor da secretaria municipal de Saúde, o Hospital Universitário realiza o atendimento de casos menos graves, mas existe o interesse ampliar o serviço para casos de maior complexidade.
Andrade explica que todos os casos de queimados são relatados para uma Central de Leitos em Curitiba, que encaminha o paciente para um hospital. ''Mas os custos de deslocamento e de remoção ficam integralmente com a nossa prefeitura, por isso seria melhor se tivéssemos uma unidade na região, até para que a família possa acompanhar melhor o paciente'', relata. Ele ressalta que Cascavel não possui gestão plena dos recursos como Londrina, ou seja, o município não tem autonomia para decidir onde investir, pois os recursos são gerenciados pelo Estado.
O diretor da 10 Regional de Saúde, Miroslau Bailak, afirma que o número de vítimas de queimaduras encaminhados para outros centros é grande. Apesar de não ter um levantamento, ele afirma que na prática é possivel verificar esse grande número. ''Recentemente, encaminhamos três pacientes a Londrina.''
Bailak observa que portaria do Ministério da Saúde prevê até quatro centros de tratamento a queimados no Paraná e Cascavel está se mobilizando para conseguir um. ''O centro é viabilizado com recursos do ministério, logo é uma oportunidade'', ressalta.
Bailak afirma que a mobilização da sociedade é fundamental para que se consiga esse objetivo. E relembra o caso de Londrina, em que várias entidades se reuniram para solicitar o centro de tratamento de queimados do HU. ''Há três anos houve uma mobilização em Cascavel, mas nunca houve uma resposta, mas se for construído um centro desses aqui com capacidade para 14 pessoas, ele ficará permanentemente lotado'', projeta. (V.O.)





