Cascavel: quadrilha de mulheres é desmantelada pela polícia
Operação prendeu grupo de cinco pessoas, incluindo quatro mulheres, acusadas de tráfico de drogas
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 05 de outubro de 1999
Operação prendeu grupo de cinco pessoas, incluindo quatro mulheres, acusadas de tráfico de drogas
Paulo Pegoraro - De Cascavel 
A Polícia de Cascavel iniciou na noite de anteontem e completou na manhã de ontem a prisão de cinco pessoas acusadas de integrar uma quadrilha que traficava drogas. Da quadrilha faziam parte quatro mulheres, uma delas apontada como líder, quase todas com sobrenome de famílias tradicionais da cidade.
As prisões foram feitas pela Delegacia Antitóxico, recentemente instalada e ainda em estruturação. Foram presas Vera Jane Delai, 34 anos, residente no Jardim Tropical, bairro de classe média alta da região norte da cidade, Leonora Mohr, 41, e Edilce Manfrin, 35, da Vila Claudete (mesma região), Martinha Poli Scheffer, 43, do Jardim Itália (zona sul), Noli Teixeira, 39, irmão de Vera e marido de Leonora.
Martinha Poli Scheffer e Vera Jane Delai, apontada como líder, foram presas anteontem à noite, quando a primeira chegava de Foz do Iguaçu em ônibus de linha regular, com cocaína oriunda do Paraguai. Repartida, a cocaína resultaria em cerca de 500 papelotes e 50 pedrinhas de crack.
Vera estava à sua espera, com um carro, e ocorreu então o flagrante das duas. O delegado Carlos Reis, da Antitóxico, relata que há um mês estava sendo investigada a atuação da quadrilha a partir de informações de viciados.
Amparados em mandado expedido pelo juiz Rosaldo Pacagnan, da 2ª Vara Criminal, a Polícia prendeu Leonora Mohr, Edilse Manfrin e Noli Teixeira em suas casas. Os cinco acusados foram transferidos ontem à tarde para o minipresídio da 15ª Subdivisão Policial (SDP). Eles evitaram contato com a imprensa e fotos.
No início do ano, policiais da 15ª SDP já haviam prendido o marido de Vera Jane, sob a mesma acusação. Segundo o delegado Carlos Reis, as investigações têm avançado, com a instalação da Antitóxico, com base em informações obtidas junto a usuários (de várias cidades da região) que se dispõem a colaborar, e com denúncias de familiares de viciados.
Anteontem, foi preso J.C.M., 28 anos, no bairro Guarujá (zona oeste), com 35 papelotes de cocaína. M. atendia pedidos de consumidores através de telefone celular. Algumas conversas foram gravadas pela Polícia.
Os policiais deram voz de prisão ao traficante quando ele fazia uma entrega no centro da cidade. Entre os consumidores de cocaína clientes de M., foram identificados uma professora, um engenheiro e um empresário da cidade, cujas identidades não foram reveladas.
(atualizado em 27-11-2024)


