Cascavel passa a reciclar o lixo
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 06 de agosto de 1997
Paulo Pegoraro Cascavel 
Edson MazzettoCerca de 150 catadores sobrevivem do lixo recolhido todos os dias pelas ruas da cidadeA Prefeitura de Cascavel lançou ontem o Programa de Coleta Seletiva de Lixo, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec). Serão investidos R$ 300 mil no programa. A perspectiva é que o retorno virá com a conscientização dos moradores sobre o manuseio adequado das cerca de 93 toneladas de lixo produzidas diariamente na cidade.
O prefeito Salazar Barreiros (PPB) garante que a vida útil do aterro sanitário será prolongada. E no aterro em que os materiais podem ser reaproveitados são depositados ao lado dos degradáveis. Os catadores terão melhor remuneração e o próprio município pode obter receita com isso, acredita o prefeito. Atualmente, os catadores vendem os materiais para depósitos, que os revendem para recicladores por preço até cinco vezes maior.
Com o programa, os moradores utilizarão cestas especiais fornecidas pela prefeitura. Os resíduos domiciliares separados entre os diversos recicláveis serão coletados por caminhões com compartimentos para cada tipo de material e depois levados para o depósito, onde serão retirados pelos recicladores. A prefeitura ainda está definindo a operacionalização da comercialização, que pode ser feita por uma autarquia municipal.
O programa foi lançado depois de longo período de maturação, disse o químico Mário Bracht, presidente da Fundetec. Há anos foram iniciados estudos e simpósios. No Seminário Internacional sobre Resíduos Sólidos Urbanos, realizado no final de julho, o representante da Organização Pan-Americana de Saúde, Felipe Solsona, alertou para a necessidade de tratamento ao lixo para não seja fator de risco à saúde pública.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Paulo Valini, as associações de moradores e as escolas deverão ter participação ativa no programa, ajudando a conscientizar as famílias para a necessidade de cuidar bem do lixo que elas próprias geram. O programa será iniciado pelo bairro Jardim Guarujá (zona oeste), onde segundo levantamento, 6,7 mil moradores geram diariamente três toneladas de resíduos que podem ser reaproveitados.
Depois, o programa será estendido aos demais bairros. Levantamento junto à empresa contratada para a coleta de lixo em Cascavel indica que diariamente são recolhidas 93 toneladas de lixo domiciliar, das quais pelo menos 40% passíveis de aproveitamento, e divididos principalmente entre papel e papelão (20%), plástico (9%), materiais ferrosos (3%) e vidro (2%). Até aqui, pequena parte é recolhida por cerca de 150 catadores.


