Cascavel luta por representação da Polícia Federal
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 23 de abril de 1999
Paulo Pegoraro 
Políticos e representantes de entidades e órgãos da esfera judicial estão reivindicando ao Ministério da Justiça a instalação imediata de uma delegacia da Polícia Federal (PF) em Cascavel, para agilizar investigações de casos da competência federal.
O presidente da subseção da OAB, Maurício Vieira, informou ontem ter encaminhado ofício ao ministro da Justiça, Renan Calheiros, reforçando pedido endereçado pelo procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, que esteve em Cascavel semana passada.
O mesmo pedido foi feito pelo procurador local, Celso Antônio Três. Já o prefeito Salazar Barreiros (PPB) está se colocando à disposição para ajudar a estruturar a delegacia com instalações e equipamentos. No ofício ao ministro, o presidente da subseção da OAB pede urgência na instalação da delegacia da PF. Ele argumenta que a procuradoria da República em Cascavel tem casos emergenciais a investigar e precisa recorrer ao Departamento da PF de Foz do Iguaçu.
A procuradoria tem investigado casos complicados, como a lavagem de dinheiro através de casas de câmbio, sonegação de Imposto de Renda e evasão de divisas, golpes do 3 por 1 (troca de cédulas falsas por verdadeiras nesta proporção) e golpes dos Títulos da Dívida Agrária (duplicados em cartórios e comercializados por quadrilhas).
Um atentado ao carro do procurador, atingido por um tiro de espingarda calibre 12, no dia 13 deste mês, está sendo investigado por policiais federais de Foz do Iguaçu, com a suspeita do crime ter sido praticado por um dos policiais civis denunciado pelo procurador. Celso Antonio Três não revela a identidade do policial, mas assegura que o acusado será conhecido em breve, quando ele já estiver preso.


