Paulo Pegoraro
Suspeitas que recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pago por contribuintes de Cascavel estariam sendo desviados, surgidas nos últimos dias, foram reconhecidas ontem à tarde como verdadeiras pela prefeitura.
O prefeito Salazar Barreiros (PPB) anunciou a abertura de sindicância para apurar a extensão das irregularidades. Salazar garantiu que está acompanhando pessoalmente o caso.
O desvio estaria ocorrendo internamente, pois o imposto foi efetivamente pago por proprietários de imóveis, e os carnês receberam quitação. Além disto, houve baixa nos débitos, no sistema de computadores da Secretaria de Finanças, à qual está vinculado o departamento que controla o tributo.
No entanto, o fechamento de caixa apontou diferenças entre quitações de todos os tipos ocorridas, e os valores efetivamente ingressados nos cofres públicos. A prefeitura ainda não forneceu informações mais detalhadas sobre a extensão do desvio. Os autores das irregularidades também não foram identificados.
O prefeito Salazar Barreiros informou que ‘‘os fatos serão apurados’’ e serão responsabilizados os envolvidos, ‘‘doa a quem doer’’. Além disto, o prefeito assegurou que haverá completos esclarecimentos à população, assim que a sindicância estiver concluída.
Na última eleição municipal, ao final do mandato do então prefeito Fidelcino Tolentino (PMDB) houve denúncias de que candidatos a vereador conseguiam quitações de carnês do IPTU de eleitores, com isenções diferenciadas. O caso nunca foi esclarecido.

mockup