Cascavel ameaça suspender o alvará de empresas poluidoras
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 24 de outubro de 2000
Paulo Pegoraro De Cascavel 
Empresas que podem estar despejando poluentes em galerias pluviais que deságuam no lago do Parque Ecológico de Cascavel terão o alvará de funcionamento cassado caso não se enquadrarem às exigências da legislação ambiental. O alerta está sendo feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que está concedendo prazo até 15 de dezembro para a regularização. O alvará deve ser renovado anualmente. É uma arma eficiente que passamos a usar para acabar com os despejos, diz o secretário Paulo Orso.
O lago, usado como cartão-postal da cidade e localizado praticamente na região central, tem sido poluído ao longo dos anos por postos de combustíveis, lava-carros, oficinas mecânicas, auto-fossas e outros estabelecimentos que usam ilegalmente as galerias de águas pluviais para eliminar seus efluentes. Na área do Parque Ecológico, onde está a Bacia do Rio Cascavel, manancial de abastecimento da cidade formado também pelo lago, existem aproximadamente 40 postos de gasolina e lava-carros, estabelecimentos que mais geram efluentes químicos.
As ligações às galerias são clandestinas e, por isso, de difícil de serem localizadas. A secretaria municipal e outros órgãos ambientais realizaram reuniões com os donos dos estabelecimentos alertando-os para providências que devem adotar. Eles devem instalar caixas de decantação dos efluentes e, no caso de materiais sólidos e entulhos e os coletados pelas auto-fossas, devem ser encaminhados para o aterro sanitário.
O uso do aterro será provisório até que técnicos do meio ambiente apontem alternativas para os sólidos e entulhos. Após o dia 15 de dezembro, as empresas que procurarem a prefeitura para renovação do alvará serão inspecionadas para que a autorização de continuidade de seu funcionamento seja expedida.
Segundo o secretário Paulo Orso, todos os demais estabelecimentos que geram poluentes em outras regiões da cidade devem se enquadrar nas determinações sob risco de não terem o alvará renovado. Além disso, novas empresas geradoras de poluentes que pretenderem se instalar na cidade deverão primeiro atender a legislação.


